Professores de Vila Velha prometem parar o trânsito

Os professores de escolas públicas de Vila Velha irão às ruas, na manhã desta terça-feira (27), para protestar por aumento de salários e melhores condições. Por volta das 9h30, eles vão fechar a Avenida Santa Leopoldina, no bairro Coqueiral de Itaparica, em frente à Prefeitura Municipal e fazer um apitaço.

Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sindiupes) em Vila Velha, João Paulo Faria Cardoso, a remuneração dos trabalhadores e o descaso da administração municipal serão cobrados. “A gente tem o pior salário da Grande Vitória e vamos cobrar a responsabilidade da administração”, disse.

A categoria também reclama da perda salarial e reivindica um reajuste de pelo menos 18,11% neste ano. Outra questão colocada em pauta pelo magistério é a do plano de salário. Ele foi publicado desde o ano de 2006 e ainda não está em prática. Além disso, os professores de Vila velha são a única categoria Grande Vitória que não possuem um estatuto.

O outro lado

A Prefeitura Municipal de Vila Velha informou que vai trabalhar para garantir o direito às aulas dos alunos da rede municipal. A PMVV afirma também que não reconhece a legitimidade dos motivos usados pelo Sindicato para declarar greve, já que ofertou aumento salarial que totaliza 24,1% e cumpriu acordos feitos no decorrer do ano passado. Além de ter elevado os gastos com educação do municipio para 29,12% no ano 2010.

Foto: Ilustração