O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 divulgou no início da tarde desta segunda-feira (02) a avaliação inicial das opções apresentadas pelas diversas cidades brasileiras como Centros de Treinamentos para os Jogos, no Rio. E as quinze opções apresentadas pelo Espírito Santo foram aprovadas sem nenhum tipo de ressalva.
O anúncio está no site oficial do Comitê Rio 2016 e foi recebido pelo secretário de Estado de Esportes e Lazer, Vandinho Leite como o primeiro sinal de que a candidatura capixaba para ser um Centro de Treinamento Pré-Jogos está no rumo certo.
“Estamos trabalhando nessa candidatura com muita vontade e entusiasmo. Esse processo está sendo elaborado minuciosamente e trabalhado a muitas mãos. Nosso objetivo é fazer com que o Espírito Santo esteja inserido nesse novo momento esportivo nacional e o anúncio do Comitê Rio 2016 comprova que estamos no caminho certo”, destacou Vandinho Leite.
O Espírito Santo ficou na sexta colocação entre os Estados com maior número de aprovações, atrás somente de São Paulo (87), Rio de Janeiro (84), Paraná (43), Santa Catarina (25) e Minas Gerais (21), e na frente de Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Distrito Federal.
O próximo passo será dado pelo Comitê Rio 2016 que enviará uma equipe para vistoriar cada opção apresentada pelo Espírito Santo, assim como as demais opções apresentadas pelos demais Estados. Essa inspeção servirá para apontar cada intervenção que precisará ser feita para que cada opção se adeque aos padrões exigidos.
Após as inspeções, um Guia será criado pelo Comitê Organizador que será apresentado a cada delegação que participará das Olimpíadas de Londres, no ano que vem. Esse Guia vai detalhar cada opção escolhida em definitivo pelo Comitê brasileiro. A proposta do Comitê Rio 2016 é que esse documento fique pronto em julho de 2012.
Campanha
A primeira fase da campanha capixaba foi composta por uma série de reuniões para apresentação do caderno de encargos apresentado pelo Comitê Rio 2016. Nele, estavam os principais pontos que seriam rigorosamente avaliados, pontos esses que favoreciam a campanha do Espírito Santo, como a logística envolvendo o local de treinos, hospedagem e rede hoteleira. Também foram comparadas as distâncias entre estes locais e aeroportos.
A partir daí a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport), capitaneada pelo secretário Vandinho Leite criou uma comissão interna para debater os principais pontos do projeto com empresários e com a comunidade esportiva capixaba. O objetivo: fazer do Espírito Santo um Centro de Treinamento para o período de treinamentos antes da realização dos jogos.
Enquanto a Sesport realizava a orientação e assessoria técnica aos locais para inscrição de candidatura junto ao COB, o Governo do Estado criava a partir de Decreto assinado pelo Governador Renato Casagrande o Comitê “Capixaba 2016”, com o objetivo realizar estudos, projetos, eventos e ações visando à inserção do Espírito Santo como Centro de Treinamento de preparação para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que serão disputados na cidade do Rio de Janeiro.
Além disso, o Comitê funcionará como um mecanismo de desenvolvimento de políticas públicas e estratégias de captação, adequação e preparação de equipamentos esportivos no Estado para que estes possam funcionar como local de treinamento pré-jogos, atendendo aos requisitos dos Comitês Olímpicos Brasileiro e Internacional.
Próximas etapas
A partir de agora, os locais selecionados tem até o dia 11 de maio para confirmar a candidatura. No dia 23 de maio os representantes dos equipamentos esportivos participarão de um no Seminário no Rio de Janeiro, onde o Comitê dos Jogos apresentará os requisitos e as obrigações de cada opção apresentada para ser formalizada como Centro de Treinamento oficial, além da assinatura de Termo de Adesão entre as partes.
Entre os meses de julho a outubro, uma comissão avaliadora formada por membros do Comitê Rio 2016 visitará os locais e as cidades pré-selecionadas, para avaliação e formação relatório final. Em janeiro de 2012 o Comitê deve contatar os Locais selecionados na segunda fase para capacitação e inclusão definitiva no Guia de Locais a
ser apresentado em Londres.
Passo a passo
Para ser um Centro de Treinamento reconhecido pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, cada candidato precisa atender uma série de requisitos que fazem parte do regulamento do processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016,
documento que possui vinte e cinco páginas.
E cada requisito possui um prazo para entrega que deverá ser respeitado por cada
Comitê Organizador.
Confira cada um dos prazos:
• Confirmação Participação : 11/05/11;
• Seminário de Orientação e assinatura do Termo de Adesão: 23/05/11
• Visita técnica aos Locais: 18 de julho a 21 de outubro;
• Orçamento e Cronograma para obras nos Locais de Treinamentos: 16/12/2011;
• Divulgação de lista dos Locais que cumpriram o regulamento: 13/01/2012;
• Assinatura de Termo de Compromisso: 16/01 a 27/01/2012;
• Lançamento do GUIA com Locais de Treinamentos Pré-Jogos: Julho 2012;
• Visitas técnicas e acompanhamento: em 2013 e 2014.
• Atualização do GUIA e verificação do cumprimento do pactuado no Termo de
compromisso: julho 2015.
Locais
Confira a lista dos locais cadastrados pela Sesport e pré-selecionados para servirem de Centro de Treinamento Pré-Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016:
Álvares Cabral, UFES, AERT, AEST, Centro de Boxe Barradão, Clube Capixaba de Golf, Iate Clube do Espírito Santo, Estádio Kléber Andrade, Centro Olímpico Jayme Navarro de Carvalho, Estação Conhecimento Vale, Tartarugão, Ginásio Jones dos Santos Neves, Parque Tancredão, Complexo Esportivo Vila Velha e Centro Esportivo
Municipal de Vitória.
Foto: Ilustração