O casal de harpias foi avistado ao redor de um ninho, na Reserva Natural Vale, em Linhares. A ave é uma das maiores do mundo e está em perigo de extinção no Espírito Santo
Uma cena sem precedentes foi assistida na última semana por pesquisadores na Reserva Natural Vale, em Linhares: um casal de harpias – ave em risco de extinção no Estado – foi avistado na última semana próximo a um ninho.
A ave é uma das maiores do mundo, com até dois metros de envergadura de asa, e está em perigo de extinção no Espírito Santo. Os ninhos das harpias – ou gavião-real – podem chegar a 1,9 metros de comprimento por dois metros de largura.
O casal de aves foi avistado ao redor de um ninho, que foi descoberto pelos pesquisadores da reserva natural em setembro de 2010. O último ninho havia sido descoberto na Reserva da Vale há 19 anos.
Segundo a bióloga, Ana Carolina Shbek, harpias são observadas de vez em quando em árvores altas da Reserva, mas não próximas a ninhos ou em forma de casal. Para ela, em breve, o ninho pode ser utilizado para a reprodução. “A expectativa é grande, já que essa é uma espécie ameaçada de extinção em várias regiões do país, especialmente no Sul e Sudeste”, explica.
O ninho vai ser monitorado mensalmente pelos pesquisadores da Reserva, até setembro e novembro, quando as harpias costumam pôr os ovos. A partir de então, as visitas acontecerão com mais frequência.
Colunista: Yollanda Gomes
Imagem: Ilustração