A primeira Orquestra de Câmara de Cariacica, formada por 16 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Valdici Alves Baier, no bairro Areinha, vão se apresentar na Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e uma das mais modernas salas de concertos do mundo. O evento será realizado no dia 19 de agosto.
O anúncio foi feito pelo maestro João Carlos Martins nesta terça-feira, dia 22, durante a coletiva de lançamento da orquestra municipal. Também participaram do encontro, o prefeito de Cariacica, Helder Salomão; o gerente de Recursos Humanos e Gestão da Qualidade da ArcelorMittal Cariacica, Eduardo Diniz; e alunos e representantes da escola municipal.
A criação da Orquestra de Câmara de Cariacica é resultado do Projeto Musicalização, desenvolvido pela Fundação Bachiana – fundada pelo próprio maestro -, em parceria com a ArcelorMittal Cariacica e a Prefeitura Municipal de Cariacica. Durante todo o ano de 2010, cerca de 100 crianças e adolescentes que estudam na EMEF Valdici Alves Baier receberam aulas de flauta-doce e violino, com a oportunidade de se aproximarem da música clássica.
Os 16 estudantes que apresentaram o melhor desempenho foram selecionados pelo maestro Leonardo David, coordenador das atividades em Cariacica, para compor a orquestra. Para eleger os candidatos, o profissional considerou não só o talento e o potencial dos estudantes como a postura, a dedicação e a disciplina dos mesmos.
Antes da apresentação fora do Estado, o grupo já tem participação confirmada nas comemorações do aniversário de Cariacica, no dia 24 de junho. A partir desse trabalho, a proposta é expandir o Projeto Musicalização para outras escolas municipais da região.
Para João Carlos Martins, o projeto é uma forma de conscientizar as crianças de que elas podem ser exemplo para uma comunidade inteira e de que é possível viver da música. Uma dos participantes, Wesley Pereira Costa, de 9 anos, sonha com o dia em que poderá se apresentar ao lado do maestro. “Entrei no projeto para aprender música e o maestro acabou sendo uma inspiração para mim”.