A Prefeitura de Vila Velha já começou a investir nas Olimpíadas de 2016, incentivando os atletas e estudantes de Educação Física do município a valorizar as diversas modalidades esportivas. Esse foi um dos temas abordados no ciclo de palestras e debates “Os Jogos Olímpicos de 2016 e suas repercussões no contexto educacional, cultural e esportivo”, promovido nesta terça (17) e quarta (18).
O secretário de Esportes de Vila Velha, Marcos Magalhães, destacou o assunto no evento que lotou o auditório da prefeitura e reuniu atletas de destaque da cidade, como a bodyboarder Neymara Carvalho e o bodyboarder Ronieris Viana. Magalhães ressaltou a preocupação de Vila velha em incentivar o esporte canela-verde e destacar o município com atletas de nível olímpico.
Com a presença de universitários, atletas, presidentes de federações e profissionais preocupados com o esporte, o debate contou com a participação de pessoas apaixonadas e empenhadas em lutar pelo esporte não só em Vila Velha, mas no circuito nacional.
Pentacampeã mundial, Neymara parabenizou a Secretaria de Esportes pela iniciativa das palestras. A atleta disse que o movimento vai marcar o novo momento do esporte em Vila Velha. “Os bons atletas do Estado e do município ficam honrados pelo apoio recebido e pelo estímulo”, disse.
A presidente da Federação Capixaba de Ginástica, Dalza Batista, também aprova a iniciativa da secretaria e acredita que Vila velha vai ganhar mais atletas de nível até 20016. Ela falou sobre o legado que a olimpíada pode deixar e o impacto na educação esportiva que o pós 2016 vai deixar para o Brasil. Representando a Secretaria de Esportes do Governo Estado, Edith Camata e Wallace Valente estiveram na abertura do evento.
Valente destacou a importância de promover as palestras e que o Brasil tem vocação para a prática esportiva. “A população precisa ter conhecimento da importância do esporte em todos os aspectos. O esporte disciplina cria ordem, auxilia na convivência”, disse.
Monika Queiroz, ex-técnica da seleção brasileira de ginástica rítmica e organizadora do evento, achou importante a presença dos universitários. “Isso significa que a preocupação com o futuro do esporte é geral”, lembrou.
Wagner dos Santos, professor do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), falou sobre a importância em pensar a prática da Educação Física nas escolas capixabas. Ele defendeu que os universitários devem não só praticar, mas conhecer o contexto olímpico e repercutir o aprendizado no ambiente escolar.
Esporte é saúde
Professor em Fisiologia, o professor Miguel Ângelo falou sobre o impacto do esporte na qualidade de vida do brasileiro e dos benefícios que a prática esportiva proporciona à população. Ele afirmou a importância do poder público em apoiar o esporte e estimular a atividade física da população, não só para formar atletas, mas para garantir a qualidade de vida e saúde das pessoas. “O esporte recupera, mantém e melhora a saúde e condição física de quem pratica”, ressaltou.
Na escola, a prática esportiva pode proporcionar a criança inclusão social, aumentar a frequência nas aulas e a capacidade de atenção, além de diminuir o número de jovens no crime, segundo reforçou o professor.
Entrega de certificados
O evento terminou com a entrega de certificados para os presentes com a presença do secretario de Esportes e Lazer (Semel), Marcos Magalhães, do secretario de Cultura e Turismo (Secult), Antônio Ramos, e do secretário executivo de Finanças, Marcio Guedes.
No encerramento, Magalhães salientou que as atividades da Semel continuam e que o apoio e incentivo ao esporte é um trabalho contínuo. Entre as ações da secretaria estão os apoios as equipes do município, de esporte coletivo ou individual e projetos como o Ginástica Rítmica Vila Velha, coordenado por Monika Queiroz, e o Projeto Altetas do Futuro, que envolve comunidades de Vila Velha.
Foto: Reprodução