Vila Velha entra no circuito dos investimentos comerciais

Depois do boom de imóveis residenciais, Vila Velha caminha para entrar no circuito dos grandes investimentos comerciais. Só neste ano já foram aprovados cerca de 90 mil metros quadrados de salas comerciais e outros 50 mil já estão em fase de análise para aprovação.

As áreas mais visadas para futuros empreendimentos são as que unem imóveis residenciais e comerciais, como Praia da Costa, Itaparica, Centro e Divino Espírito Santo. Uma característica dos empreendimentos que chegam ao município são os andares corporativos, com salas comercias de até 150 metros quadrados de área.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Henrique Casamata, o novo cenário vai permitir que empresas e profissionais liberais como médicos, dentistas, advogados e outros, que residem no município, exerçam suas atividades profissionais em Vila Velha, sem a necessidade de se deslocarem para outras cidades.

Ele destaca que os empreendimentos comerciais estão surgindo em Vila Velha devido às melhorias na infraestrutura local e em função das demandas do próprio mercado, além do bom relacionamento do prefeito Neucimar Fraga com os governos federal e estadual.

“Foi uma junção de fatores. Da parceria com o Governo do Estado, que permitiu investimentos onde não havia estrutura, e da procura do mercado por salas corporativas, acima de 100 metros quadrados”. O secretário afirma ainda que está em estudo um pacote de incentivos fiscais, que visa a atrair mais empresas para o município.

Mudanças do PDM foram determinantes
Uma das medidas adotadas pela Prefeitura foi a adequação do Plano Diretor do Município (PDM), para incentivar a construção de imóveis comerciais. Segundo Casamata, a ausência de salas com mais de 80 metros quadrados para aluguel foi determinante para as propostas de mudanças no PDM.

Imgem:Reprodução
Colunista:Ivan de Freitas