Veja o horário de funcionamento dos espaços culturais durante feriado de Nossa Senhora da Penha

Os espaços culturais administrados pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) funcionarão em horários diferenciados durante o feriado de Nossa Senhora da Penha, no dia 02 de maio. São eles: o Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes), o Palácio Anchieta, e a Galeria Homero Massena, no Centro de Vitória; Biblioteca Pública Municipal Levy Cúrcio da Rocha (BPES), na Praia do Suá; e o Museu do Colono, em Santa Leopoldina.

O Maes funcionará sábado (30) e domingo (01), das 12 às 18 horas; e fechará na segunda-feira (02) para a manutenção semanal. Lá, o visitante poderá conhecer a exposição “Edital 11”, que está em cartaz no museu desde o fim de março e já atraiu mais de mil visitantes.

O Palácio Anchieta abrirá no sábado (30) em horário normal, das 10 às 17 horas. Estará fechado no domingo (01); e na segunda (02) para manutenção habitual. É possível agendar visitas pelo email [email protected].

O Museu do Colono funcionará normalmente no sábado (30) e domingo (01), das 9 às 17 horas. Na segunda-feira o espaço cultura estará fechado para manutenção. O museu do Colono possui acervo de aproximadamente 600 peças, formado por mobiliário, cristais, porcelanas, fotografias, livros e pinturas, remanescente de uma família de imigrantes: a família Holzmeister.
A Galeria Homero Massena permanecerá fechada durante o feriado, e reabrirá na terça-feira (03) com o prosseguimento da mostra “Um Banquete para o Tempo”, da artista plástica Romilda Patez, que fica em exposição até o dia 29 de abril. A Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha (BPES), também não funcionará.

O Palácio Anchieta

Localizado na Cidade Alta, de frente para a baía de Vitória, o Palácio Anchieta é uma das mais antigas sedes de governo do País. Sua construção teve início pela ação dos jesuítas, no século XVI, tendo abrigado a igreja e o Colégio de São Tiago, tornando-se sede de governo em 1798.

Ao longo de mais de quatro séculos, o conjunto arquitetônico passou por várias modificações, testemunhando importantes acontecimentos do Espírito Santo. Restaurado em 2009, hoje o Palácio Anchieta representa uma parte importante da história e da identidade capixaba.

Exposição Edital 11

A mostra “Edital 11”, em cartaz no Maes, é resultado da produção dos cinco artistas plásticos capixabas: Fátima Nader, Ignez Capovilla, Júlio Tigre, Tom Boechat e Victor Monteiro, vencedores do prêmio “Bolsa Ateliê em Artes Visuais”, versão 2010.

O prêmio, concedido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), com recursos do Fundo de Cultura, incentiva a produção artística capixaba, a qualificação dos artistas selecionados e o aperfeiçoamento do trabalho mediante o acompanhamento e supervisão de um orientador.

Museu do Colono

O Museu do Colono está localizado em Santa Leopoldina, um Sítio Histórico da região serrana do Espírito Santo, a 51 km da capital. O casarão, de dois andares, foi construído por volta de 1877, servindo de moradia para os Holzmeister. Em 1969, foi adquirido pelo Governo do Estado, passando a sediar o Museu do Imigrante. Hoje, o prédio do Museu é tombado como patrimônio estadual pela Resolução nº. 05, de 30 de julho de 1983, publicada no Diário Oficial de 06 de agosto de 1983.

Desde a sua criação, o Museu do Colono é um elemento de grande importância turístico-cultural para a cidade de Santa Leopoldina e para todo o Estado.

Serviço:

Palácio Anchieta
Endereço: Praça João Clímaco, s/nº, Cidade Alta, Centro, Vitória ES
Visitação: de terça-feira a sábado – 10 às 17 horas
Domingos – 10 às 16 horas.
Agendamento de visitas: [email protected]
Entrada franca

Exposição “Edital 11”
Local: Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes)
Endereço: Av. Jerônimo da Monteiro, 631, Centro – Vitória ES
Período: até 08 de maio de 2011
Horário: Terça a sexta-feira, das 10 às 18 horas
Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Entrada franca

Museu do Colono
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1501 – Santa Leopoldina
Horário para visitação no feriado:
De quarta-feira (20) a domingo (24) – das 9 às 17 horas
Entrada franca

Galeria Homero Massena
Exposição “Um Banquete para o Tempo”, da artista plástica Romilda Patez Endereço: Rua Pedro Palácios, nº. 99, Cidade Alta.
Visitação: segunda a sexta-feira, entre 10 e 18 horas
Telefone: 3132 8395
Entrada franca

Biblioteca Pública Estadual Levy Cúrcio da Rocha
Endereço: Av. João Batista Parra, 165 – Praia do Suá
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas
Telefone: 3137-9351
Entrada franca

Foto: Reprodução