Ruanda registra raro nascimento de gêmeos de gorila-das-montanhas

Filhotes gêmeos de gorilas-das-montanhas nasceram em um parque nacional de Ruanda, uma ocorrência considerada rara pelos grupos conservacionistas. Este é apenas o quinto registro de nascimento de gêmeos na história da subespécie no país e, até então, o caso mais recente havia ocorrido em 2004, segundo o grupo conservacionista The Gorilla Organization.

A espécie ainda é tida como ameaçada de extinção, apesar do recente crescimento na sua população em parques nacionais na África. Estima-se que menos de 800 gorilas-das-montanha vivam livres na natureza.

“É muito raro ouvirmos falar de gêmeos gorilas, portanto estamos muito felizes com a notícia”, diz Emmanuel Bugingo, porta-voz da entidade em Ruanda.

Crescimento – Ian Redmond, presidente da Aliança Ape, coalizão internacional de entidades que trabalham pela defesa e conservação de macacos, diz que ‘gorilas fêmeas têm geralmente apenas um filhote a cada quatro anos, uma das razões pelas quais os animais são tão vulneráveis’.

O gorila-das-montanhas (Gorilla beringei beringei) é uma das duas subespécies do (gorila-do-oriente), encontrado nas montanhas do leste da República Democrática do Congo e em regiões próximas a Ruanda e Uganda. A Gorilla beringei graueri, a outra subespécie, é mais numerosa, com cerca de 5 mil indivíduos.

No ano passado, uma contagem revelou que a ameaçada população de gorilas-das-montanhas aumentou significativamente nos últimos 30 anos, subindo de 250 para 480 na região de Virunga Massif, onde vive a maioria dos gorilas de montanhas, em parques dos três países.

Existem ainda cerca de 302 animais, de acordo com o censo de 2006, vivendo no parque de Bwindi, em Uganda.

Imagem: reprodução

Colunista: Rômulo Vitório