Refrigerantes diet podem aumentar o risco de acidentes vasculares

Mesmo sem açúcar, bebida contém sódio, que aumenta a pressão. Refrigerantes comuns também possuem o elemento

Quem bebe refrigerante regularmente, ainda que seja dietético, está exposto a um risco maior de sofrer acidentes vasculares – infartos e AVCs, por exemplo – que quem não consome a bebida. A conclusão é da pesquisadora Hannah Gardener, da Universidade de Miami, nos Estados Unidos.

Ela liderou um estudo com 2.564 pessoas de diferentes idades e etnias, que chegou ao resultado de que quem bebe refrigerante sem açúcar todos os dias tem um risco 61% maior de acidentes vasculares que quem não toma nenhum tipo de refrigerante.

“Se os resultados forem confirmados por estudos futuros, darão a entender que o refrigerante dietético não é o melhor substituto para as bebidas adoçadas com açúcar no que diz respeito à proteção contra problemas vasculares”, afirmou Gardener.

Uma pesquisa anterior já havia mostrado que o refrigerante – sem fazer distinção entre com ou sem açúcar – aumenta o risco deste tipo de doenças. Nela, foram levadas em conta muitas variáveis, como sedentarismo, consumo de álcool e histórico de doenças cardíacas, e mesmo assim os consumidores da bebida haviam mostrado uma incidência 48% maior.

O “vilão” presente nos refrigerantes é o sódio. Presente também no sal, o elemento pode causar aumento da pressão arterial, o que é um fator de risco para as doenças circulatórias.

“A mensagem a se levar é que o alto consumo de sódio é um fator de risco para um ataque de isquemia (bloqueio de um vaso, interrompendo o fluxo sanguíneo para algum órgão) em pessoas com hipertensão, mas também sem hipertensão, sublinhando a importância de limitar o consumo de alimentos ricos em sódio para a prevenção de ataques”, resumiu Gardener.

Imagem: Ilustração/Internet