Quase metade da população capixaba possui plano privado de saúde, diz pesquisa

Mesmo assim, ainda existe uma parcela considerável, a maioria, formada por 54% dos capixabas, que cuidam da saúde pelo Sistema Único de Saúde

Pesquisa realizada pela Futura mostra que 46% da população capixaba tem hoje um plano de saúde como forma de evitar as dificuldades do serviço público. Nunca antes na história do Espírito Santo os planos de saúde tiveram tantos associados como hoje.

Mas, mesmo assim, ainda existe uma parcela considerável, a maioria, formada por 54% dos capixabas, que cuidam da saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda de acordo com o estudo – que tem uma série sobre este assunto desde 2002 – esta é a primeira vez que o número de associados a planos de saúde chega perto da metade da população.

Dados da pesquisa mostram que ter plano privado é um privilégio de quem tem escolaridade superior e renda elevada, mas é uma opção também de 31% das pessoas de baixa renda. Quem recorre ao SUS, geralmente são pessoas com pouca escolaridade e baixa renda que afirmam não ter recursos suficientes para manter um plano de saúde.

O estudo mostra ainda que 10% daqueles que não possuem plano de saúde costumam pagar consultas e exames do próprio bolso para fugir das dificuldades do SUS. Cerca de 60% deles gostariam de ter um plano, mas a falta de renda impede a realização desse desejo.

A pesquisa aponta ainda que a avaliação de 45% das pessoas de baixa renda consideram os hospitais públicos ruins ou péssimos. 44% deles fazem a mesma avaliação dos postos de saúde.

Foto: Reprodução