Quanto mais cedo, melhor!

Estudar outro idioma acelera desenvolvimento das crianças

A melhor fase da vida para aprender um segundo idioma é na infância, revela pesquisa do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP). Nesta fase, o cérebro está em pleno desenvolvimento e aprender outra língua ajuda a criança a ter uma atenção mais concentrada.

“Isso é o que chamamos de controle inibitório, habilidade que utilizamos quando temos vários estímulos para prestar a atenção e precisamos nos focar em apenas um deles” explica a pesquisadora e psicóloga Elizabete Villibor Flory.

No estudo, se constatou que uma criança com boa proficiência em duas línguas, em geral, intensifica o controle inibitório ou seleção de atenção. Além disso, acontece a aceleração no desenvolvimento cognitivo.

“A criança sabe, por exemplo, que uma mesa pode se chamar mesa, table, tisch (alemão) ou outro nome. Ela entende que o objeto independe do nome que lhe é dado”, acrescenta a pesquisadora.

Por isso, as atividades para ensino da nova língua para esta fase envolvem recorte, colagem, pintura, música, jogos, além de muita conversa para estimular o aprendizado do idioma desde as primeiras aulas.

Essa metodologia, por exemplo, foi adotada no curso Little Kids, oferecido pelo Yázigi Vitória, um módulo específico para ensinar inglês aos pequenos com idade entre três e cinco anos.

“Trata-se de uma metodologia própria para esta fase onde não há sobrecarga intelectual. Assim a criança aprende o inglês de forma natural, a partir das brincadeiras e histórias inseridas na rotina e no universo infantil, e se desenvolve melhor”, esclarece Gracinha Pinheiro, diretora geral do Yázigi Vitória.

Serviço
Curso: Little Kids – Inglês para criança de 3 a 5 anos
Início das aulas: 15 de fevereiro
Dias das aulas: terças e quintas-feiras
Horário: 10h15 às 11h00
Local: Yázigi Praia do Canto
Telefone: 3038.7300
Atenção! Matrículas neste mês de fevereiro estão 50% de desconto


Imagem: Ilustração/Internet