Não é de hoje que a tecnologia tridimensional inspira a moda, mas este recurso está adquirindo cada vez mais interpretações conforme é popularizada e migra do cinema para a TV. No mesmo ritmo, a estética tradicional, que remete ao óculos com armação de papelão e lentes coloridas, está dando lugar para um visual mais moderno.
Nas mãos da designer Nicole Lindner, os óculos bicolores viraram vestido, enquanto Bless lançou seu modelo aviador com lentes coloridas, trocando o azul pelo verde. Já Jean Paul Gaultier levou o modelo retangular para as passarelas da Semana de Moda de Paris de verão 2011/12.
Uma tecnologia 3D mais avançada, que usa lentes polarizadas e então permite que sejam da mesma cor, dá suporte para que marcas representativas criem seus modelos com mais arrojo. Uma das pioneiras neste nicho foi a Stacks, cujo modelo tem visual mais sóbrio, mas ainda sem proteção UV.
A Oakley lançou o 1º óculos 3D sem efeitos colaterais do mundo. Sua tecnologia HDO-3D elimina distorções e “fantasmas”. O modelo ainda tem uma curvatura maior em relação aos concorrentes, o que significa maior campo de visão. Gucci também aderiu e lançou sua versão, que carrega as cores da Itália na ponte e nas hastes.
Imagem: Reprodução