Por que alguns antivírus detectam arquivos maliciosos e outros não? Veja outras dúvidas

Coluna também comenta sobre ações judiciais.
Deixe suas dúvidas e sugestões na área de comentários.

Às vezes, um antivírus unido com outra ferramenta de segurança é muito melhor do que depender exclusivamente dos antivírus, como é o caso das redes zumbis. Saiba também se é possível recuperar um HD com placa queimada e sobre ações judiciais na internet na coluna Segurança Digital de hoje.

>>> Eficácia do antivírus

Alguns vírus são rastreados por alguns programas que outros, às vezes, não conseguem detectar. Tem algum antivírus no qual posso usá-lo de forma gratuita, mas também de uma forma eficaz, protegendo todo conteúdo do PC? Quais são eles? Qual antivírus poderia manter meu PC longe da rede zumbi? Edy

Respondendo a pergunta mais fácil primeiro: o antivírus, independentemente de qual for, deve detectar arquivos maliciosos que tentarem tornar seu PC parte de uma rede zumbi. Logo, não existe uma diferença no propósito ou objetivo de um software e outro, embora, claro, alguns sejam mais eficientes. A coluna já mencionou outras vezes aqui os testes do AV-Comparatives que são alguns dos melhores realizados no mundo todo.

No mais, ficar se preocupando excessivamente com antivírus também não irá resolver o seu problema. Por exemplo, para que seu computador faça parte de uma rede zumbi, ele precisa receber comandos do criminoso. Um bom software firewall – que você saiba usar corretamente – poderá diminuir o dano causado por um vírus desse tipo que passar pelo antivírus.

Na teoria é fácil: se uma conexão para um servidor que você não iniciou apareceu em seu firewall, e você não conseguir descobrir do que é, você deve bloqueá-la e investigar a causa – potencialmente descobrindo o vírus. É claro que uma atitude dessas é bastante técnica, mas você vai gastar seu tempo de forma muito melhor aprendendo a usar um firewall dessa forma do que analisando mil testes de antivírus – alguns com resultados contraditórios.

Manter o Windows atualizado também é importante, bem como ter cuidado com os downloads.

Tudo isso pode ser feito de graça – as diferenças em relação às versões pagas normalmente não valem a pena o valor gasto. Compensa mais comprar um HD externo e usá-lo para realizar seu backup rotineiro.

>>> Disco com placa queimada

E discos rígidos que deixaram de funcionar, por exemplo, por queima da placa que os acompanha – acho que é isso. Nesse caso é possível fazer algo para a recuperação dos dados? Eduardo

Creio que você está falando da placa lógica, Eduardo. Sim, é possível. Nesse caso, é preciso substituir a placa por outra, normalmente do mesmo modelo do disco rígido. Esse processo não é simples e será preciso alguém com conhecimento de discos rígidos e eletrônica para recuperá-lo.

Se for somente esse o problema, o disco poderá ser lido e os dados recuperados. Note que, se você esperar demais, a mídia ou a parte mecânica podem vir a ter problemas, resultando em alguns dados perdidos.

>>> Ação judicial

Como proceder quando um criminoso invade meu MSN ou Facebook e copia conversas para mandar para outras pessoas a fim de me prejudicar ou ridicularizar? Como descobrir o criminoso e com base em que leis posso mover uma ação judicial contra essa pessoa? Thiago

É melhor você discutir isso com um advogado, Thiago, mas o Brasil tem leis contra ataques à honra, difamação e calúnia, além da proteção da privacidade – embora essa última seja definida apenas de modo bem genérico. Dependendo da forma como essas informações foram divulgadas, é possível que o caso se enquadre em uma dessas leis – e mesmo assim quem vai decidir é o juiz.

Na prática do direito, cada detalhe conta muito.

O MSN (e agora o Facebook) tem escritórios no Brasil, o que ajudam na hora de conseguir a cooperação dessas empresas para obter a identificação do responsável. No entanto, você vai precisar de ordem judicial e terá de justificar porque precisa dessa informação.

A coluna Segurança Digital de hoje fica por aqui. Se você tem dúvidas, use a área de comentários. Toda quarta-feira é dia de pacotão. Sugestões e críticas também são bem-vindas. Até a próxima!

*Altieres Rohr é especialista em segurança de computadores e, nesta coluna, vai responder dúvidas, explicar conceitos e dar dicas e esclarecimentos sobre antivírus, firewalls, crimes virtuais, proteção de dados e outros. Ele criou e edita o Linha Defensiva, site e fórum de segurança que oferece um serviço gratuito de remoção de pragas digitais, entre outras atividades. Na coluna “Segurança digital”, o especialista também vai tirar dúvidas deixadas pelos leitores na seção de comentários. Acompanhe também o Twitter da coluna, na página http://twitter.com/g1seguranca.

Imagem: Reprodução