O surfe sofreu forte abalo ontem com uma trágica notícia. Tricampeão mundial, o havaiano Andy Irons morreu aos 32 anos, vítima de dengue. O surfista viajava de Porto Rico, onde disputaria uma etapa do Mundial de Surfe, para a cidade de Kauai, no Havaí, onde vivia. Em escala na cidade de Dallas, no Texas, sentiu-se mal e foi para um hotel. Lá, foi encontrado morto pela manhã.
De acordo com Jodi Wilmott, diretora de imprensa da Associação dos Surfistas Profissionais (ASP) no Havaí, Irons permaneceu em Porto Rico durante os dois dias de competição, mas abandonou a prova. Decidiu, então, voltar para casa. A família do surfista segue agora para o Texas, onde tomará providências para o funeral. Sua mulher está grávida há sete meses e espera o segundo filho do casal.
Considerado o único rival de peso para o eneacampeão Kelly Slater, Irons voltava de período de afastamento – foi campeão mundial em 2002, 2003 e 2004. Em entrevista ao Estado em abril, afirmou que a parada de um ano ocorreu porque se sentia confuso. “Não sabia o que queria. Com o tempo, percebi que o surfe é a coisa mais importante. Era uma competição atrás da outra e eu não aproveitava, não tirava um tempo para fazer free surf (surfe fora de competição). O surfe se tornou um trabalho. E não é isso. É preciso prazer.”
Na mesma entrevista, realizada na etapa do circuito mundial em Santa Catarina, o havaiano dizia que 2010 era um ano de aquecimento. “No ano que vem, quero disputar com tudo novamente, voltar a disputar títulos.” Nesta temporada, venceu a etapa do Taiti, em agosto, e ocupava a 16.ª posição no ranking.
Além dos títulos mundiais, Andy Irons somou 19 vitórias no circuito. Tinha outra distinção: foi o único da história a vencer em todas as locações do circuito.
PERFIL
ANDY IRONS NASCEU NO HAVAÍ E FOI O MAIOR RIVAL DO MITO KELLY SLATER
Carreira: Começou a competir profissionalmente em 1998 e ganhou três títulos mundiais, em 2002, 2003 e 2004. Entrou para o Hall da Fama do surfe, em 2008, e voltava a competir após um ano de afastamento.
Confira a performance de Andy Irons
Foto: Reprodução