João Neiva implanta Circuito Demétrio Ribeiro de Turismo

A prefeitura de João Neiva, no Norte do Estado, acabou de concluir o trabalho de capacitação de dez propriedades rurais objetivando desenvolver o agro turismo do Circuito Demétrio Ribeiro, segundo informou o prefeito Luiz Carlos Peruchi (PSB). As potencialidades da região serão apresentadas no mês de agosto, em data ainda a ser divulgada, durante a 5ª Mostra de Cultura e Turismo de Demétrio Ribeiro.

Segundo a secretária de Turismo do município, Glecy Coutinho os estudos para a implantação da rota do turismo do Distrito vem sendo efetuadas há cerca de quatro anos pela prefeitura de João Neiva e o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-ES). João Neiva faz parte da Região Turística do Verde das Águas que engloba ainda Ibiraçu, Aracruz, Linhares, Rio Bananal, Sooretama, São Mateus e Conceição da Barra.
A secretária Glecy enumerou que são grandes atrativos turísticos o Museu Ferroviário e Casa da Memória de Demétrio Ribeiro (foto), além das tradicionais comidas típicas da região; o fubá moído na pedra; trilhas e caminhadas passando por montanhas rios e cachoeiras.
ITALIANOS – Além disso, acentua Glecy, há o Jequitibá Rosa que vem sendo apontado como sendo o mais antigo do Brasil por especialistas em Mata Atlântica . Outro destaque, acentua ainda , são os trabalhos de lutheria do Instituto Preservarte e de Roberto Balestreiro, famosos mundialmente.
Há ainda, segundo a secretária , o Distrito de Demétrio Ribeiro, vilarejo centenário com casario do final do século XIX. “Objetivo do circuito é incluir João Neiva na rota do Agroturismo, uma vez que o município possui vocação para isso. Belíssima região das montanhas, habitadas por descendentes de italiano que aqui chegaram no final do século XIX cuja tradição é mantida até hoje”, avaliou o prefeito Luiz Calor Peruchi.
Fazem parte do Circuito:Fazenda Campagnaro; Sítio Beija-Flor – do Dr. Zico Batista; sítio de Alceu Mai com Trilhas, caminhadas; Sítio doSeu Amadeu; Sítio Rio Saúna; Sítio Celso Guzzo onde já está quase concluido o refeitório; Sítio Queda DÁgua; Sítio Zé Alonso Cometti; Instituto Preservarte; Portal Demétrio Ribeiro – Sítio do Guilherme; Sítio da Ada Nair Baroni e fazenda de Alda Marozzi.
Imagem: Divulgação