João Luiz Gomes Júnior será o representante do Espírito Santo na delegação brasileira que embarca nesta quarta-feira(8) para o Kuwait, onde faz um período de aclimatação visando ao Mundial de Piscina Curta de 15 a 19 deste mês em Dubai.
Gomes nadará as provas de estilo peito. E atualmente defende o Pinheiros, de São Paulo, mas foi revelado e teve grande projeção na natação capixaba, principalmente defendendo o Álvares Cabral.
A equipe brasileira ficará no Kuwait até o dia 13/12, quando embarca para os Emirados Árabes. O time nacional é um dos mais fortes de todos os tempos, com 28 atletas. O Brasil já tem 20 medalhas (oito de ouro, cinco de prata e sete de bronze) na história dos 10 mundiais em piscina curta da Federação Internacional de Natação – FINA. Entre os que competirão em Dubai, quatro já subiram no pódio da competição – Cesar Cielo, Kaio Márcio Almeida, Nicholas Santos e Rodrigo Castro.
Por motivos óbvios, Cielo é uma das estrelas do evento e foi saudado pelo diretor da competição, Obaid Al Shamsi, como membro de uma elite mundial de atletas capazes de captar e manter a atenção dos espectadores na arena de competição e também nas transmissões de televisão ao redor do globo.
Neste mesmo grupo de astros e estrelas estarão em Dubai os australianos Geoff Huegill e Leisel Jones; os americanos Ryan Lochte e Rebecca Soni; a sueca Therese Alshammar; a chinesa Liu Zige; a italiana Federica Pellegrini; o francês Alain Bernard; e o japonês Ryosuke Irie.
No penúltimo dia de provas em Dubai, 18/12, estará completando um ano que o nadador brasileiro superou o recorde mundial dos 50m livre em piscina longa, durante o Torneio Open realizado em São Paulo. Neste dia, acontece a semifinal dos 100m livre.
A participação da seleção brasileira no Campeonato Mundial em Piscina Curta de Dubai acontecerá com recursos dos Correios, Bradesco/Lei de Incentivos Fiscais, Gol Linhas Aéreas Inteligentes e Speedo.
Imagem: Reprodução