Prática auxilia na postura e respiração e pode auxiliar a acalmar os mais agitados
A prática da Ioga é conhecida por trazer equilíbrio emocional, físico, além de ajudar na manutenção da forma física. Porém, a técnica também pode ser útil para as crianças hiperativas, já que pode auxiliar na interação do controle da mente e do corpo, trazendo mais equilíbrio emocional.
Segundo professores, crianças a partir de 4 anos já podem praticar ioga. Os exercícios devem ser realizados de acordo com a idade, já que se praticados de maneira incorreta podem se tornar apenas atividades físicas, sem apresentar resultados na hiperatividade. Para as crianças mais novas, a técnica usada é, normalmente, a mescla das atividades de respiração com brincadeiras, músicas e histórias.
Já para os maiores, entre 9 e 10 anos, os jogos aliados a posturas mais elaboradas já começam a ser aplicados. Essa prática pode ajudar a criança a conhecer seus pontos fracos e amadurecer, tomando atitudes mais conscientes ao longo do tempo.
Segundo psicólogos, a ioga trabalha principalmente no campo da concentração, tornando as crianças hiperativas mais tranqüilas, além de apresentá-las a um estilo de vida mais saudável, que pode ser aderido com mais facilidade na infância. O funcionamento do sistema imunológico também é melhorado, assim como o respiratório, através do aprendizado de uma respiração mais correta e com ritmo.
Outro aspecto importante da prática da ioga nas crianças é a melhora da postura, já que nessa idade, atividades no computador e videogame são freqüentes e podem comprometer o estado da coluna. É uma boa oportunidade para apresentar `a criança um novo estilo de vida, mais saudável e menos estressante.