Um café da manhã vai marcar a entrega, que contará com a presença do governador eleito Renato Casagrande
No mês e ano em que comemora 43 anos de existência, o Hospital Universitário Cassiano Antônio de Moraes (Hucam) ganha 72 novos leitos, que serão destinados às enfermarias de clínica médica e clínica cirúrgica, aumentando em mais de 20% a capacidade de internação do hospital. Atualmente, o Hucam conta com 320 leitos.
A entrega será marcada por um café da manhã, no dia 22 (quarta-feira), a partir das 8 horas. O aumento de leitos só foi possível por conta da campanha realizada pela Sociedade Beneficente de Assistência ao Hospital Universitário (Sobem-HU), comandada pela médica Ângela Mameri. Através de doações, de um jantar e leilão beneficentes foi possível arrecadar R$ 137.600, e comprar 86 leitos. Os outros 14 serão entregues em janeiro do ano que vem. O governador eleito Renato Casagrande e doadores estarão presentes na solenidade de entrega.
Hucam
O Hucam é considerado o maior da rede pública do Espírito Santo, tendo em vista o volume de atendimentos, sobretudo na alta complexidade. “Apesar de atender a população de forma 100% gratuita e de ser um hospital federal, o Hucam só recebe do Governo Federal o equivalente a 10% de todas suas despesas”, critica Ângela.
Os números indicam que anualmente a entidade realiza cerca de 10 mil internações, seis mil cirurgias, 1,5 mil partos, 200 mil consultas ambulatoriais, 15 mil atendimentos de urgência e 250 mil exames laboratoriais de análises clínicas
O Hucam fica localizado em Maruípe, Vitória, e cumpre a função de hospital-escola, atuando na formação direta de médicos e enfermeiras e, indiretamente, de outros profissionais, oferecendo campo de estágio. Tem um leque amplo de programas, diversos deles vinculados a instituições internacionais de pesquisa.
Colunista: Yollanda Gomes
Imagem: Reprodução