Em sua 35ª edição, a GranExpoES traz muitas novidades e destaques que vão movimentar o setor do agronegócio
Maior e mais tradicional evento do negócio rural do Espírito Santo e um dos maiores do Brasil, a GranExpoES – Exposição Estadual Agropecuária apresentou, nesta quinta-feira, dia 14 de abril, as novidades para a edição 2011. Chegando à sua 35ª edição, a feira é uma verdadeira vitrine do agronegócio do Estado e envolve um total de 14 cadeias produtivas, incluindo os diversos segmentos da pecuária, aquicultura, fruticultura, silvicultura, floricultura, cafeicultura, apicultura, orgânicos, entre outros.
O evento de lançamento da GranExpoES 2011 aconteceu no Saloon, no Pavilhão de Carapina, a partir das 8h30, com a participação do secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli; do diretor-presidente do Incaper, Evair Vieira de Melo; e do diretor da Extrema Eventos, Zezinho Boechat.
Novidades
Com data de realização entre os dias 10 e 14 de agosto, além da tradicional programação com leilões, exposição e ranqueamento de bovinos, equinos e ovinos, haverá atrações inéditas. Um exemplo é a Área Demonstrativa de Tecnologia a Serviço do Campo, onde estarão expostos equipamentos e últimos lançamentos voltados para a modernização da produção agropecuária.
Já os “Espaços da Produção”, neste ano, ganham maior destaque e irão fazer uma demonstração das principais cadeias produtivas do interior do Estado, mostrando etapas dos processos produtivos e os principais produtos resultantes da atividade.
O secretário de Estado da Agricultura, Enio Bergoli, destaca a importância da Feira em divulgar essa produção agropecuária do Espírito Santo. “A GranExpoES é uma vitrine do setor agropecuário capixaba, onde podemos mostrar o que tem sido feito em todas as cadeias produtivas. A Seag incentiva a participação dos produtores e empresários do setor, além de levar para a exposição todos os programas desenvolvidos para incentivar a nossa agricultura”, afirma o secretário.
O diretor da Extrema Eventos, Zezinho Boechat, adianta ainda que, para a edição de 2011, a expectativa é de que o evento reúna mais de 350 expositores de animais e de outras atividades, um público de 100 mil pessoas nos cinco dias de evento e movimente um montante superior a R$ 45 milhões em negócios.
“A cada ano, é notável o crescimento e a expansão da GranExpoES. Hoje, certamente podemos dizer que ela já está no calendário do agronegócio brasileiro. Estamos cada vez mais focados em dar uma real contribuição para melhorar a qualidade de vida no campo, modernizar os processos produtivos e levar ainda mais profissionalização ao segmento”, ressalta Zezinho Boechat.
A GranexpoES também teve sua logomarca reformulada. A reformulação buscou representar melhor o evento como um todo, dando espaço para elementos mais modernos e leves. O principal objetivo da mudança é passar a essência e a identidade da Feira, que além de ter em sua programação exposições e leilões de animais, também trabalha com toda a diversidade da produção agrícola capixaba e os produtos do campo.
Em 2010, a GranExpoES contou com mais de 80 eventos, que ocorreram simultaneamente, voltados para toda a família, desde crianças e adolescentes, com o Espaço da Geração Futura, com atividades recreativas e educativas, até atrações específicas para produtores, como palestras técnicas e científicas. Por isso, neste ano, algumas atrações que foram sucesso já estão confirmadas, como: a Vitrine da Carne, estande-açougue onde um especialista ensina técnicas de como preparar carnes bovinas, ovinas e suínas com qualidade; e a Feira das Águas do Espírito Santo, espaço de negócios e demonstrações de produtos e serviços de náutica, pesca e aquicultura.
Na Feira das Águas, já está confirmada a participação dos três maiores estaleiros de embarcações esportivas e pesca amadora. Também estarão presentes expositores de barcos infláveis, equipamentos de camping e de aquários com diversos tipos de peixes e crustáceos.
Mas, quem pensa que já viu tudo está enganado, pois as atrações chegam repletas de novidades. Por exemplo, o Fórum de Ciência e Desenvolvimento Rural Sustentável, focado em estimular ainda mais o desenvolvimento de pesquisas voltadas para as atividades ligadas ao campo, terá mais de 100 horas de programação técnica, com palestras, minicursos, seminários e conferências. Esses eventos irão reunir produtores, sitiantes e estudantes para debater temas de destaque no cenário local e nacional do agronegócio.
Já a Feira dos Municípios, um dos espaços mais visitados na GranExpoES, em 2011 promete reunir um número ainda maior de participantes, para mostrar as potencialidades e a cultura de municípios de todo o Estado. Serão realizados também o Concurso Leiteiro e a Feira de Pequenos Animais, a exposição agropecuária de raças como Girolando, Gir Leiteiro, Nelore, Jersey, Bubalinos, Guzerá e Tabapuã; equinos das raças Mangalarga Marchador, Quarto de Milha, Paint Horse, Pônei e Pampa; ovinos das raças Santa Inês e Dorper; e caprinos Boer e outras.
Integrarão a programação gastronômica do evento ainda: o Espaço Gourmet, com aulas-show, performances e degustações comandadas por chefs renomados; o 2º Campeonato Estadual de Baristas; e pela primeira vez no Espírito Santo, o Campeonato Estadual de Drinks. Há também outras atividades de lazer e entretenimento, como provas de hipismo clássico, apresentações culturais e artísticas, e bares e restaurantes com culinária temática.
O evento é promovido pelo Governo do Espírito Santo, por meio do Sistema Seag/Incaper/Idaf/Ceasa. Tem o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e das prefeituras de Vitória, da Serra e de Vila Velha e, da Federação da Agricultura e Pecuária do Espírito Santo (Faes).
Também apoiam a GranExpoES, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Espírito Santo (Senar/ES) e entidades representativas de produtores e criadores de bovinos, equinos e ovinos de todo o Estado. Tem, ainda, a parceria do Banestes, Bandes, Banco do Brasil, Banco do Nordeste e Unimed Vitória. O evento é realizado pela Extrema Eventos e pelo Projeto Águas do Rio Doce.
Foto: Divulgação/Evair,Zezinho,Atayde e Eni