O carnaval passou, e o ano, enfim, começou. Quem não teve sorte com as folgas não se desespere.
Tiradentes (21/04, quinta-feira) – Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, foi morto neste dia por tropas do império. Ele lutava na Inconfidência Mineira pela libertação de Minas Gerais do domínio português, pois já não suportava as altas taxas cobradas sobre o ouro da região.
Sexta Feira da Paixão de Cristo (22/04, sexta-feira) – Celebrado em abril, o feriado cristão comemora a ressurreição de Cristo. Neste período, pessoas trocam chocolates nas festividades cristãs.
Dia do Trabalho (01/05, domingo) – O feriado que comemora a luta diária do trabalhador surgiu devido às lutas sindicais realizadas em Chicago, em 1886. Nesta época, os manifestantes lutavam por uma carga horária mais justa (estipulada em oito horas). Três anos depois dos primeiros protestos, a segunda Internacional Socialista escolheu a data para reclamar anualmente por melhores direitos.
Colonização do Solo do Espírito Santo (23/05, segunda-feira) – A data marca o dia exato que, em 1535, os portugueses chegaram ao solo de Vila Velha.
Corpus Christi (23/06, quinta-feira) – Realizado na primeira quinta-feira após a celebração do domingo da santíssima trindade, o feriado pode cair em maio ou junho e é exclusivamente católico. A comemoração foi criada pelo Vaticano para fortalecer a ideia de que Cristo está de corpo presente nos templos.
Independência do Brasil (07/09, quarta-feira) – Feriado representa o dia em que, Don Pedro I declarou, em 1822, a desvinculação política do Brasil em relação a Portugal.
Nossa Srª de Aparecida (12/10, quarta-feira) – Data celebra o dia em que três pescadores encontraram uma imagem da Santa nas águas do rio Paraíba do Sul. O dia das crianças também é comemorado neste dia.
Finados (02/11, quarta-feira) – Comemoração presta homenagem aos mortos. Feriado é celebrado em diferentes datas ao redor do mundo.
Proclamação da República (15/11, terça-feira) – Esta foi a data em que Dom Pedro II determinou a instauração do regime republicano no Brasil, em 1889.
Natal (25/12, domingo) – Feriado cristão que comemora o nascimento de Jesus Cristo.