Exposição em Vitória inspira universitários da Ufes

A tarde de domingo foi de arte para alunos Arquitetura, Desenho Industrial e Artes Plásticas da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Junto com os professores eles foram às ruas se expressar por meio da grafitagem. Os universitários se inspiraram nas obras da artista Beatriz Milhazes, que está em cartaz no Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo (Maes).

Professor e coordenador do projeto, Jo Name, ressaltou que a ida dos alunos ao local foi voluntária, mas o resultado do trabalho surpreendeu a todos. “A intenção principal foi promover um diálogo entre os alunos dos cursos que lidam com a questão gráfica e o trabalho da Breatriz. E com a parceira da instituição TamoJunto acabou se tornando esta oficina de grafite”.

Para universitária que cursa Artes Plásticas Bárbara Carnielli, 22, oficinas como esta deveriam acontecer mais vezes. “É uma oportunidade bem legal. Acho que vitória precisa disso mesmo. É cultura é arte, todo reunidos. Assim podemos mostrar o que sabemos fazer e aprender também”.

O grafiteiro Ficore Kalic não é aluno, mas usou a experiência na arte de rua para passar o conhecimento para quem está começando. “Às vezes criamos o distanciamento de muitas coisas boas pela falta de contato. E hoje estamos num momento oportuno de estar passando algo que já descobrimos nas ruas para pessoas que estão ligadas a arte, estudando isto”.

O grafite é utilizado como forma de expressão. E foi por isso que os alunos escolheram fazer pinturas em grafite ao ar livre. O evento aconteceu na rua lateral ao museu, no Centro de Vitória. Os painéis pintados serão levados para a instituição TamoJunto.

Foto: Carla Einsfield.