Na ultima quarta-feira (17), representantes da Secretaria de Estado de Turismo estiveram presentes à inauguração de mais um ponto turístico e cultural, o Centro Cultural Forte São Francisco Xavier da Barra, que é um espaço de preservação da memória, história e arte. Esse espaço foi criado pelo Exercito Brasileiro em um dos locais mais bonitos do Brasil, a entrada da baía de Vitória, na praia de Piratininga, em Vila Velha.
Autoridades e pessoas do trade turístico participaram da apresentação do novo espaço, que foi reformulado e adaptado para receber turistas, segundo o Coronel Góes, com diversos materiais e arquivos que retratam a história do Espírito Santo.
História do Forte
A construção foi iniciada pelo donatário da Capitania Hereditária do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, no reinado de D. João III, em 1535. O Forte, até hoje preservado, foi a primeira obra de engenharia feita no Espírito Santo, e uma das primeiras em todo o Brasil.
A partir do século XVII, a fortificação passou a ser conhecida como Forte São Francisco Xavier da Barra. Já no século XIX, o controle passou para o Ministério da Marinha, que fez dele sede da primeira Escola de Aprendizes Marinheiros.
Em 1919, o Ministério do Exército assumiu a administração do Forte, para onde transferiu seu batalhão de Caçadores, que ficava em Salvador, Em 1960, o Batalhão Tibúrcio, como ficou conhecido o 3º BC, se transforma no 38º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro.
A partir de agora, o Forte passa a fazer parte da história de cada um de nós, como Centro Cultural Forte São Francisco Xavier da Barra.
Serviço:
Informações e agendamento de visitas:
Centro Cultural Forte São Francisco Xavier da Barra – 38º Batalhão de Infantaria do Exército.
Praia de Piratininga, s/nº, Vila Velha.
Aberto de terça-feira a domingo de 9 às 17h.
(27) 3329-9158 – 3229-3838 Ramal 211
Horários flexíveis para grupos de até quinze visitantes
Imagem: Reprodução