ES fecha 2010 com recorde em doações e transplantes de órgãos

O ano passado foi o de melhor desempenho no Espírito Santo quando se fala em doação e transplantes de órgãos e tecidos. Entre janeiro e dezembro de 2010, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) registrou 306 procedimentos realizados, 17,2% a mais que em 2009. O transplante de coração seguiu a tendência de alta e também bateu recorde, com oito procedimentos.

A coordenadora da Central de Captação de Órgãos da Sesa, Rosemey Erlacher, afirma que desde 1998, quando a unidade foi criada, o ano passado foi o de melhor performance, não só nas doações e transplantes, mas também no número de doadores: 237 no total.

Segundo ela, os transplantes de coração merecem destaque, foram oito em 2010, superando em duas vezes o recorde anterior de 2008. De modo geral, ressalta Erlacher, os resultados alcançados estão relacionados, sobretudo, à Política de Estímulo à Doação e Transplante de Órgãos.

Córnea

Dos 306 transplantes realizados em 2010, 159 foram de córnea, ou seja, a maioria. De acordo Rosemery Erlacher, a expectativa é que em 2011 estes procedimentos aumentem ainda mais com o credenciamento do Banco de Olhos do Hospital Evangélico de Via Velha junto ao Sistema Nacional de Transplantes do Ministério da Saúde.

O credenciamento foi feito em dezembro último e as atividades já começaram. A equipe do Evangélico – Hospital filantrópico que recebe recursos do Governo do Estado – contribuirá na busca ativa e captação de córneas – que são consideradas tecidos e não órgãos – de Norte a Sul do Espírito Santo.

Vale lembrar que a doação de órgãos e tecidos só pode ser autorizada pelos familiares. Por isso, a melhor maneira de facilitar a decisão é conversar sobre o assunto em vida.

Imagem: Reprodução