Enfrentando as gôndolas de supermercado!

Tenho uma relação muito particular com os supermercados. Às vezes amo, às vezes odeio.

Nos dias em que o amo, percorro feliz todas as gôndolas e ainda levo, pelo caminho, o folheto de promoções. Nos dias em que o odeio, chuto as prateleiras e quebro tudo. Brincadeira. Mas é quase isso.

Para esses dias odiáveis, quem me salva de passar horas torturantes dentro do supermercado é a lista de compras. Ela me faz ir direto ao ponto, sem rodeios. Vou, pego, pago e saio.

Em casa tenho uma lousinha na cozinha. Além de recados, anoto o que vai faltando em casa. Acho mais fácil do que anotar no papel, porque vou anotando de acordo com a “faltância”. E quando vou ao mercado, passo para o papel separando os produtos em categorias. Assim, seguindo a ordem da lista, só passo por um corredor uma única vez.

Pensa só. Se a sua lista está assim: Desinfetante, queijo, xampu, presunto, hidratante, detergente, vai ser a maior corrida entre as prateleiras. Primeiro você corre até a ala de produtos de limpeza, depois vai até laticínios e frios, depois em produtos de higiene corporal, depois volta para laticínios e frios, corre de volta para higiene pessoal e finaliza em produtos de limpeza. Isso porque nossa lista aqui é pequena. Imagina só uma compra do mês.

Outra coisa inteligente a se fazer é começar pelos produtos maiores, que podem ir embaixo do carrinho e deixar as mais leves e itens de geladeira por último.

Ah, e muito importante: Não vá com sede ao pote. Se você for de barriga vazia ao mercado, o risco de sair com 30 quilos de guloseimas é muito maior, mesmo com a sua lista em mãos. E aí, bye bye dieta e dinheiro.

Outra coisa: Moras sozinho? Porções individuais não causam desperdícios. Faça compras semanais para nenhum produto passar da validade.