Empresário virtual

Faça um site, aposte nos blogs e nas redes sociais para tornar sua empresa conhecida do público

É fato que a internet hoje movimenta fortemente a economia. E não dá para ficar fora dessa. Qualquer empresa, seja um pequeno negócio ou uma grande corporação, precisa estar conectada. Consultores afirmam que, além de um escritório real, todo bom empresário deve também ter seu espaço na web.

“As empresas precisam estar ligadas a esse novo comportamento. Não dá mais para fugir da internet. É muito grande a procura por serviços e produtos na rede. No momento, é uma das melhores formas para divulgar o negócio e lucrar mais. A pessoa pode fazer um site, construir um blog ou mesmo se cadastrar em alguns sites de busca para se tornar conhecida”, explica o consultor de negócios, da Idea e do Sebrae, João Luiz Borges de Araújo.

Entre as ferramentas que mais ajudam o empreendedor estão as redes sociais. Facebook, Orkut e Twitter viraram ferramentas publicitárias.

Os empresários usam as facilidades para fazer promoções, divulgar seus serviços e para apresentar novidades para o consumidor.

“Se você não faz parte desses sites, pode até começar a perder cliente. Divulgar o trabalho pelas redes sociais não é apenas uma tendência. É algo que vai se expandir cada vez mais”, acrescenta.

Além das formas tradicionais, os empresários podem buscar na internet redes sociais com foco empreendedor. No espaço, a pessoa pode divulgar seus produtos e serviços ou contratar fornecedores para seu negócio.

Entre as opções estão o Bolsa de Negócios, o Supertau, Empreendemia, Rede Empresas e Praça de Negócios. “O cliente de dez anos atrás é diferente do atual, que é uma pessoa antenada e já negocia pela internet. Estar conectado à web, ter um site ou blog é um marco importante para a microempresa”, afirma a analista de Educação do Sebrae, Fernanda Vernieri.

Divulgação e mimo para os clientes

Além de atuar como artista plástica e artesã, a empresária Tânia Santos resolveu criar a grife Chita Bacana. A coleção contém vestidos, saias, blusas, acessórios e até roupa de cama. Para lançar seus produtos no mercado, o espaço escolhido por ela foi a internet. “Fiz um desfile da marca e depois comecei a colocar as fotos dos produtos no Orkut. Hoje também divulgo o trabalho no meu site, no blog e ainda no Facebook. Acredito que meu trabalho seria muito restrito se não tivesse internet. As pessoas entram nas minhas páginas para ver as novidades, me mandam mensagens perguntado preços e depois passam na minha loja para comprar”, conta. Tânia conta que também usa internet para mimar as clientes, colocando fotos delas no Orkut.


As redes sociais que não saem da cabeça dos internautas


Twitter. No espaço, você pode ganhar seguidores sempre que colocar informações sobre sua área de atuação. O seu seguidor espera receber boas dicas. Depois, você pode usar o espaço para divulgar seus produtos, serviços e ofertas.

Facebook e Orkut. Na mesma lógica do Orkut, no Facebook você pode adicionar pessoas que estejam dentro do seu público-alvo. No Facebook, você pode fazer anúncios pagos.

Bolsa de Negócios. É um espaço do Sebrae onde o empreendedor pode comprar um serviço ou produto ou também anunciar o seu trabalho. Acesse www.bolsa.sebrae.com.br. Na página, www.sebrae.com.br, é possível ainda encontrar outros sites especiais.

Empreendemia. Nesse site você cria a página da sua empresa, entra em contato com possíveis clientes e fornecedores e fecha novos negócios. No www.empreen-
demia.com.br.

Rede de Empresas. É um site do Sebrae que visa a ajudar pequenas empresas a se tornar fornecedoras de grandes corporações. No www.redeempresas.com.br.

Praça de Negócios. Se deseja ser um investidor para seu negócio ou quer se tornar sócio de alguma empresa. Acesse: www.pracadenegocios.com.br.

Supertau. É um site para empreendedores que desejam vender ou comprar serviços. Acesse: www.supertau.com.

Biznik. Uma comunidade internacional de empreendedores e pequenos negociantes. Acesse: biznik.com.

Cofoundr. Uma comunidade para empreendedores, programadores, designers, investidores e outros que estejam envolvidos em começar novos negócios. Acesse: cofoundr.com.

E.Factor. Uma comunidade on-line e mercado virtual criado para empreendedores. Acesse: www.efactor.com.

Ecademy. Uma rede de negócios para compartilhar conhecimento. Acesse: www.ecademy.com.

Entrepreneur Connect. Uma comunidade onde profissionais podem fazer contatos, comunicar-se e colaborar com outros. Acesse: econnect.entrepreneur.com.

Fast Pitch. Uma rede de negócios onde profissionais podem fazer conecções. Acesse: www.fastpitchnetworking.com/

Focus. Uma comunidade focada em ajudar a tomada de decisões. Acesse: www.focus.com.

Fique por dentro


Faça um blog. É uma boa maneira de divulgar informações sobre sua empresa, de falar sobre novidades e de se aproximar do cliente.

Site. Hoje, ter um site mostra que sua empresa também está no mercado virtual. A ar2 é especializada no desenvolvimento de sites, e-commerce e soluções para internet. Oferece modelos de sistemas com estrutura pré-definida a preços acessíveis para qualquer tipo de negócio. Informe-se no site www.ardois.com

Google. É a melhor ferramenta de divulgação para a sua empresa. Você pode cadastrá-la no Google Place, serviço gratuito, e colocar referências. Na página, vão ocorrer informações sobre o serviço prestado, horário de funcionamento, localização, entre outras informações. O Google também oferece várias outras ferramentas de divulgação pagas. Pesquise e veja qual a melhor forma de tornar sua empresa conhecida.

Sites de compras. Você também pode fazer parcerias com sites de compras coletivas para vender serviços e produtos promocionais. É uma boa forma de tornar sua empresa conhecida na internet.

E-mail marketing. Faça uma cadastro dos seus clientes e depois comece a divulgar suas ofertas, descontos e novos serviços por e-mail marketing. Há várias ferramentas gratuitas na internet que podem ajudar a criar o layout. Há também programas grátis para enviar uma boa quantidade de e-mails. E você ainda recebe relatórios, como número de acessos. Para montar um e-mail, uma opção é o site www.e-goi.com. Para enviar, o programa do site www.sendblaster.com.br.

Foto: Reprodução GazetaOnLine / Gildo Loyola