Com o tema “O exemplo começa em casa”, os servidores da Prefeitura de Vila Velha que utilizam veículos da frota municipal, participaram nesta terça-feira (14) de uma palestra sobre educação para o trânsito. O evento, que aconteceu no auditório da Prefeitura, contou com a participação de pelo menos 50 servidores.
Promovida pela Coordenação de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Transporte e Trânsito, a apresentação foi feita pelos agentes da guarda municipal, Fábio Barcellos, Valter Siqueira, Anderson Fanzeres e Ademir Félix. O objetivo é conscientizar os motoristas sobre a importância de seu papel como condutores da Prefeitura e também quanto ao respeito às leis de trânsito.
“Somos um espelho, um representante da prefeitura, quando estamos dirigindo um veículo da frota municipal. Não podemos deixar marcas negativas”, afirmou o agente Félix. Foram abordados temas como direção e álcool, celular ao volante, uso do cinto de segurança e respeito à faixa de pedestre. Os agentes, que também realizam palestras nas escolas de Vila Velha, fizeram ainda a exibição de vídeos educativos com as principais infrações cometidas pelos condutores.
“Não é gentileza, nem favor, respeitar, por exemplo, a faixa de pedestre, é lei. O hábito e o costume que fazem a transformação”, disse o agente Fanzeres. Para a coordenadora de Educação para o Trânsito, Cristiane Lorenção de Almeida, os servidores que dirigem os veículos da Prefeitura devem ser exemplos de bons motoristas. “É uma responsabilidade muito grande dirigir um carro da frota municipal. O exemplo tem que começar em casa”, afirmou.
Os agentes explicaram ainda que, no Brasil, os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de mortes violentas. As principais causas são excesso de velocidade, consumo de álcool e falta de uso de cinto de segurança.
No encerramento da apresentação, o servidor Ricardo Rosetti, que trabalha no Disque-Silêncio, pediu para dar um depoimento. “A gente sempre tem o que aprender. Esse apoio educacional é muito importante. Continuem com o trabalho nas escolas e com os motoristas. Sinto uma angústia muito grande quando paro em uma faixa de pedestre e vejo que o outro motorista não vai fazer o mesmo”, falou.
De acordo com dados do IBGE, atualmente Vila Velha possui uma frota de 162 mil veículos para 394 mil habitantes. O número de motos chega a 30 mil.
Imagem: Reprodução