Ao longo da evolução os organismos vivos apresentam variações de estado que correspondem a respostas adaptativas. O ciclo sono-vigília, caracterizado por uma alternância regular do sono com a vigília é uma adaptação do organismo ao ciclo dia-noite. Esse ciclo se repete cada 24 horas aproximadamente pelo qual se define que o ciclo sono-vigilia tem um ritmo circadiano.
Falando especificamente da fase de sono sabemos que é uma das necessidades fundamentais que o organismo tem através do qual o ser se recupera mental e fisicamente das atividades diárias e se prepara para uma nova jornada.
Os distúrbios do sono se apresentam desde o nascimento até o final da vida com repercussões variáveis, porém sempre em detrimento da saúde e, em conseqüência, do bem estar.
Os adultos que por algum motivo dormem mal no dia seguinte estão sonolentos, mais cansados, com menos disposição para enfrentar os afazeres diários.
As crianças com distúrbios do sono dificilmente se mostram sonolentas, porém freqüentemente se apresentam desatentas, com dificuldade de aprendizagem, agressivas, com dificuldade de relacionamento.
Os bebês mostram-se mais inquietos e irritados.
Os sintomas mencionados ocasionam freqüentemente conflitos de ordem familiar e social, quando não acidentes graves.
Na faixa etária que vai desde o período neonatal até a adolescência as queixas são formuladas pelos pais e cuidadores (as crianças geralmente não apresentam queixas de sono) e se referem a que o paciente:
– não dorme
– dorme pouco
– dorme mal
– tem sono muito agitado
– senta na cama e chora
– fala dormindo
– é sonâmbulo
– respira mal, “ressona”, para de respirar
– faz “movimentos estranhos”
Frente a estas queixas se deve pesquisar se realmente existe um distúrbio do sono.
Os distúrbios do sono se classificam em:
1) Dissonias:
a) distúrbios intrínsecos (ex: insônia, apnéia do sono, narcolepsia).
b) extrínsecos (higiene do sono inadequada)
c) relacionados ao ritmo circadiano
2) Parassonias:
a) disturbios do despertar (ex: despertar confusional, terror noturno, sonambulismo) b) distúrbio da transição sono/vigília (ex: soniloquio)
c) parassonias associadas ao sono REM (ex: pesadelos.)
d) outras parassonias (bruxismo,enuresis,síndrome da morte súbita, hipoventilação central congenita, ronco, mioclonias benignas neonatais).
3)Distúrbios de sono associados a doenças médicas e psiquiátricas.