Na década de 90, a obsessão por rodas grandes não era tão forte. Esportivos eram equipados com rodas de 14 polegadas. Mais para o fim dessa década é que começamos a ver carros equipados desfilando com rodas de 17 polegadas pelas ruas do país. Depois dessa época, entramos no século 21, e aí começou a briga por quem usava a roda maior.
Aqui no Brasil ainda é uma pequena parcela dos donos de carros que tem condição de comprar rodas enormes para seus carros, pois os preços são proibitivos. Não é difícil encontrarmos jogos de rodas que custam 5.000 reais ou mais.
Só que mesmo assim muitos gostam de equipar seus carros com esse acessório que o deixa mais esportivo e bonito. Quem compra rodas grandes no mercado paralelo sabe dos preços absurdos tanto das rodas quanto dos pneus.
Mas recentemente temos visto uma onda de carros tanto nacionais quanto importados serem equipados com rodas maiores de fábrica. Aí, aquele consumidor que sempre manteve seus carros originais vai ter um susto daqueles, pois esses pneus maiores, especiais, são caríssimos.
Um pneu de qualidade, na medida 165/70 R13, custa na faixa de 150 reais. Se passamos para 185/60 R14 e 195/65 R15, os preços já sobem para 250 e 300 reais, em média. Pneus de 16 polegadas já entram na faixa dos 400 a 450 reais cada, e vários modelos nacionais o usam, especialmente no segmento dos sedãs médios.
Um carro que não é super caro nem exclusividade de gente rica, o Vectra Elite por exemplo, tem rodas de 17 polegadas, assim como o Linea T-Jet. Pneus para esses carros custam entre 700 e 800 reais cada, a não ser que a pessoa queira arriscar a sua vida e colocar pneus remoldados ou de marcas desconhecidas.
E no caso do Kia Soul, com as rodas opcionais de 18 polegadas, você gasta em torno de 900 reais pra trocar cada pneu. Ou seja, quando for trocar os quatro, vai desembolsar quase 4.000 reais, entre pneus, alinhamento e balanceamento.
Esses números são bons para que percebamos que ter carro não é apenas uma questão de ter dinheiro para o comprar. Se um Vectra Elite usado pode ser encontrado por 39.000 reais, conforme vimos no site Webmotors hoje mesmo, a pessoa pode ter o dinheiro para comprá-lo, mas depois poderá não ter condições de mantê-lo.