Confira oito dicas para evitar a gastroenterite. Saiba quais são os sintomas

Nas primeiras três semanas de janeiro, Vitória registrou 375 casos da doença. A gastroenterite é a inflamação do intestino. Cuidado com os alimentos é uma delas.

O verão aliado a férias escolares e ao sol forte que atinge a Grande Vitória nas últimas semanas é um prato cheio para a proliferação de bactérias que provocam a temida gastroenterite. A doença, muito comum na estação mais quente do ano, encontra nos alimentos a principal fonte de contaminação. Segundo o médico gastroenterologista João Evangelista, o calor costuma deteriorar os alimentos com muita facilidade nessa época do ano.

Os principais sintomas da gastroenterite são: diarreia, vômito, moleza no corpo e as vezes febre alta. Só nas primeiras três semanas de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória registrou 375 casos da doença. Segundo João Evangelista, a gastroenterite consiste na inflamação do intestino que provoca diarreia, vômito e consequentemente a desidratação.

“É muito importante ressaltar que em crianças e idosos a gastroenterite é muito perigosa por causa da desidratação, da falta de líquido no organismo. O princípio básico no tratamento dos sintomas é a hidratação com soro caseiro na mesma hora. Em seguida a pessoa deve procurar um médico”, afirma o médico.

Procurar o médico o mais rápido possível foi o que fez a dona de casa Elionai, moradora de Cariacica, nesta quarta-feira (02). A sobrinha de nove meses começou a ter diarreia e vômito nesta terça (01), o que deixou a família preocupada já que até o comportamento dela mudou.

“Ela é uma neném super agitada, envolve todos nos cuidados dela. Só que de ontem para hoje ela caiu. Esta desanimada, fica só dormindo, não está se alimentando direito. Como ela apresentou vários sintomas como diarreia, vômito e até um pouco de febre, corri logo para o médico. E ele disse que é gastroenterite”, afirma.

O médico João Evangelista explica que o cuidado com os alimentos é a principal ferramenta para evitar a gastroenterite.

Dicas para evitar a proliferação de bactérias:

Comprar sempre carne fresca em lugar limpo e refrigerado;
Comer a alimentação logo que for preparado;
Evitar requentar alimentos;
Não manusear alimentos se estiver com alguma ferida nas mãos;
Lavar bem os produtos que serão consumidos;
Lavar as mãos antes de manusear os alimentos;
Não usar o mesmo talher para preparar a comida e para prová-la;
Beber água e sucos com frequência.

Imagem: Ilustração
Colunista: Yollanda Gomes