Espetáculos com Oscar Filho, Maria Fernanda Cândido, Luiza Tomé, André Gonçalves e Marco Luque estarão em Vitória
Se em 2010, o capixaba encontrou uma variada programação teatral, este ano ele pode esperar por mais. Grandes espetáculos do circuito Rio/São Paulo desembarcam no Espírito Santo em 2011.
As produtoras locais garantem que as negociações são difíceis. Mas, apesar de ainda estarem acertando detalhes de contrato com algumas produções, eles já têm parte de seu calendário definido e apresentam os espetáculos que devem pintar neste ano na capital capixaba.
A Expressão Eventos, que normalmente traz espetáculos de stand-up comedy como o de “Oscar Filho” e “O Improvável”, tenta trazer quatro produções do gênero. “O Oscar e o Marcos Veras provavelmente devem vir no segundo semestre, pois eles estão em cartaz em São Paulo. Por aqui, ainda tenho que sentar com os diretores dos teatros e ver as agendas. Assim que fecharmos os contratos, divulgaremos as datas”, conta Simone Marçal.
Segundo a produtora, além de Oscar Filho e Marcelo Veras, a Expressão tem a previsão de trazer Fábio Rabin e, novamente, a turma do “Improvável”.
A Ratimbum Produções e Artes já tem garantidos Mônica Martelli, em “Os Homens são de Marte e é pra Lá que eu Vou”, que virá pela segunda vez ao Espírito Santo, e Paulo Gustavo, com a peça “Hiperativo”. Está nos planos da produtora, ainda, trazer peças com Maria Fernanda Cândido, Cleyde Yáconis, Marcelo Adnet, Luiza Tomé, entre outros”.
A WB Produções já tem um calendário mais consistente e promete trazer novidades. O destaque fica por conta do novo espetáculo de Marco Luque, ainda sem nome e que deve estrear até março em São Paulo. Na peça, o “CQC” vai apresentar personagens clássicos como o motoboy “Jackson Five” e trazer novos personagens.
Confira o calendário e os espetáculos previstos para chegarem ao Estado neste ano.
FEVEREIRO
“Má Companhia”, com Marcelo Mansfield e Carlos Fariello
Local: No Teatro da Ufes
O espetáculo Má Companhia apresenta uma colagem de textos e personagens dos atores Marcelo Mansfield e Carlos Fariello, consagrados em participações especiais em espetáculos como Terça Insana, Quinta Q Pariu, Casal de Segunda, Segundas Intenções, Rashowbico e nos programas de TV Zorra Total (TV Globo) e Cafi-Break (Blue TV, da TVA).
Má Companhia, com Marcelo Mansfield e Carlos Fariello
MARÇO
“Hiperativo”, com Paulo Gustavo
Local: não definido
Depois do sucesso “Minha Mãe é uma Peça”, há quase quatro anos em cartaz, Paulo Gustavo apresenta o espetáculo “Hiperativo”. Medo de avião, de não saber falar inglês, além de insegurança em relação à beleza são alguns dos temas do stand up. Dirigido por Fernando Caruso, o espetáculo quebra os paradigmas dos stand ups convencionais, com cenário despojado e personagens, e promete divertir o público mais uma vez.
ABRIL
“Maria do Caritó”, com Lilia Cabral
Local: não definido
A comédia conta a história de Maria, que não aguenta mais a solidão em que vive e está decidida a “sair do caritó”, antes de fazer 50 anos, custe o que custar. Ela vive sozinha porque seu pai a prometeu como noiva de São Djalminha, para a curar de um parto complicado durante o qual teria morrido. A procura pelo pretendente promete muita diversão para o público.
“Eu te amo”, com André Gonçalves e Juliana Martins
Local: Teatro Sesi
Eu te amo conta a história de um homem e uma mulher que se conhecem em um site de relacionamentos e resolvem viver um jogo da verdade sobre tudo o que já lhes aconteceu. Uma peça sobre o que seria uma história de amor. O espetáculo é uma adaptação do texto de Arnaldo Jabor escrito em 1980 e reuniu cerca de 90 convidados no espaço. Com cenas sensuais, Juliana Martins e André Gonçalves mostraram muita intimidade no palco.
MAIO
“Os Homens são de Marte e é pra Lá que eu Vou”, com Mônica Martelli – 2ª vez no ES
Local: não definido
Os Homens são de Marte… E é pra lá que eu vou! trata do grande dilema vivido pelas mulheres solteiras: a busca de um grande amor. Toda mulher já foi, é, ou será protagonista desta história de aventuras, encontros, desencontros, solidões, equívocos, adrenalinas, ilusões, alegrias, dúvidas.
“Mulheres Alteradas”, com Luiza Tomé, Mel Lisboa, Daniele Valente e André Bankoff
Local: não definido
A trama gira em torno de três amigas: a desquitada Lisa (Mel Lisboa), a solteirona rica e avoada Alice (Daniele Valente) e a pragmática Norma (Luiza Tomé), casada e mãe de dois filhos. André Bankoff reveza-se entre papéis masculinos sem nomes definidos, em uma bem-humorada generalização do homem. No palco, a trupe interpreta tiradas hilárias sobre a atmosfera feminina, repleta de cobranças e neuroses com corpo, moda, homens, amores, família, filhos, trabalho, o passar do tempo e a falta dele.
“Novo espetáculo solo de Marco Luque”
Local: Teatro da Ufes
A peça ainda não tem nome e terá estreia entre janeiro e fevereiro em São Paulo. O espetáculo será formado por personagens novos e consagrados feitos por Luque, como o motoboy Jackson Five (foto).
JUNHO
“Shirley Valentine”, com Beth Faria
Local: Teatro Carlos Gomes
No palco, Shirley Valentine é uma dona de casa comum que vive com um imenso vazio e solidão. Com os filhos criados, vivendo fora de casa, e um marido que faz pouco mais do que percebê-la, Shirley conversa com as paredes para não cair em desespero. Sua vida começa a mudar quando uma amiga a convida para uma viagem à Grécia. O passeio vem acompanhado de surpresas e uma série de oportunidades que fazem com que ela se redescubra. A montagem trata de mudanças, liberdade e sobre o encontro com si próprio.
JULHO
“Sete Conto a Comédia”, com Luiz Miranda
Local: Teatro Sesi
Luiz Miranda coloca em cena todo seu trabalho de humorista, fazendo o público rir e se identificar com os personagens das esquetes. Alguns dos personagens que fizeram sucesso no Terça Insana, projeto de comédia que tem Luiz Miranda como um de seus criadores, também são apresentados na peça. Entre eles, estão Dona Edith (foto), líder comunitária e apresentadora de um programa de TV da favela.
” O Incrivel Segredo da mulher macaco”, com Rodrigo Fagundes e Wendell Bendelack
Local: Teatro Carlos Gomes
A trama gira em torno de uma confusa herança e começa quando um desconhecido, Sr. Loockwood, arrisca-se a pedir abrigo numa mansão mal assombrada. Como toda boa história de terror, o dinheiro sempre justifica qualquer crime. Nesta aqui, todos estão interessados num glamoroso estúdio de cinema… E, como nós, também desejam o dinheiro e a fama, que somente Hollywood pode proporcionar. E todos, sem exceção, estão dispostos a matar, fingir, dissimular, morrer… E até ressuscitar, se for preciso! Somando-se tudo isso, há ainda um segredo, que ocupa o andar de cima da mansão. Um mistério milenar… Que se manteve trancado a sete chaves… Até hoje, quando, literalmente, rompendo grades, esse segredo escapou e escondeu-se pelos aposentos da casa.
ESPETÁCULOS PREVISTOS
EXPRESSÃO EVENTOS
A produtora ainda não fechou as datas e está em negociação para trazer Fábio Rabin, Oscar Filho, Improvável e Marcos Veras.
RATIMBUM PRODUÇÕES E ARTES
A produtora deve incrementar em seu calendário as peças: “Hell”, com Bárbara Paz e Ricardo Tozzi; “Mais Respeito Que Eu Sou Tua Mãe”, com Cláudia Gimenes, Gabriel Borges, Frank Borges e direção de Miguel Falabella; “Gorda”, com Fabiana Karla; “Véu de Noiva”, com Marcelo Antoni; “Advocacia Segundo os irmãos Marx”, com Heloisa Périssé, Roberto Guilherme, Fernando Caruso e Marcelo Adnet; “O Caminho para Meca”, com Cleyde Yáconis; e “Ligações Perigosas”, com Maria Fernanda Cândido. A empresa está negociando o mês e o local em que as apresentações serão realizadas.
Imagem: Reprodução