Engenheiros, técnicos, empresários e acadêmicos terão a oportunidade de atualizar os seus conhecimentos no XXII Seminário Espírito Santense de Manutenção, que começa nesta terça-feira, dia 3 e segue até o dia 6 de maio, no Centro de Convenções de Vitória. Promovido pela Associação Brasileira de Manutenção do Espírito Santo (Abraman-ES) e visto como um espaço para a capacitação de mão de obra no Estado, o evento promoverá minicursos, palestras, mesas-redondas, apresentação de trabalhos técnicos, abordando as novidades tecnológicas, de processos e de gestão nessa área, considerada imprescindível para prevenir problemas, reduzir prejuízos com defeitos em equipamentos e garantir o bom funcionamento das empresas dos mais diversos segmentos econômicos.
Serão oferecidos três mini-cursos gratuitos, visando à capacitação para práticas específicas dos processos em manutenção: “Planejamento de parada”, “Aplicação de aço forjado na indústria”, “Manutenção e transportadores de correias”. Os debates e os cursos terão a coordenação de profissionais que são referência no Espírito Santo e em outros Estados.
Para este ano, o tema central do Seminário será “Manutenção: desafios e aprendizados”, com avaliações dos avanços, gargalos e soluções para o setor no Espírito Santo e no País. A previsão é que mais de 300 pessoas marquem presença no Seminário, que também possibilita o intercâmbio entre os participantes, a aproximação da área acadêmica com o mercado de trabalho e a apresentação de produtos e serviços.
Entre as novidades desta edição, está o Workshop de Segurança em Eletricidade, ministrado por Paulo Tarcísio, representante da Tereme, empresa especializada em Engenharia de Manutenção, e por Wanderley Gomes Nascimento, da ArcelorMittal. O workshop abordará os riscos do choque e do arco elétrico e discutirá quais as medidas de controle ideais a serem tomadas para prevenir acidentes e evitar imprevistos.
Um dos destaques será a XVII Expomanes – Exposição de Produtos e Serviços de Manutenção, devendo reunir cerca de 30 expositores de diversos estados e multinacionais. Entre as empresas participantes da feira, estão a Data Engenharia, de Minas Gerais; as paulistas Engefiltro, Henfel, Hilub Preditiva e Dieckmann; e até a multinacional GE (General Electric).
A programação também prevê a apresentação de trabalhos técnicos por profissionais das principais empresas do Estado, com premiação dos cinco melhores no encerramento do evento. O primeiro lugar ganhará uma inscrição como participante para o 26º Congresso Brasileiro de Manutenção, que acontecerá em Curitiba (PR), no período de 19 a 22 de setembro de 2011. O segundo colocado uma inscrição para participar do XXIII Seminário Espírito Santense de Manutenção (edição 2012). Os classificados em terceiro, quarto e quinto lugares receberão menção honrosa.
Os interessados em participar do XXII Seminário Espírito Santense de Manutenção podem obter mais informações pelo site www.ilhadeeventos.com.br ou pelos telefones: (27) 3315-1754 e (27) 3315-6993. Há descontos de 10% no valor da inscrição para grupos de 5 a 10 participantes e de 20% para acima de 10 inscritos.