Chega ao Espírito Santo a aula-espetáculo de Antonio Nóbrega

O erudito e o popular, o feminino e o masculino, o conceito e a emoção caminham juntos em “Mátria: Uma Outra Linha de Tempo Cultural”, aula-espetáculo do músico e dançarino Antonio Nóbrega. O evento, que marca o lançamento do edital 2011-2013 do programa “Rumos Educação, Cultura e Arte”, do Instituto Itaú Cultural, chega a Vitória na quarta-feira (23). A apresentação será no Theatro Carlos Gomes, às 20 horas.

A entrada é franca e a classificação indicativa é de 16 anos. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do espetáculo – um convite para cada pessoa.

A aula-espetáculo inaugurou em São Paulo, sede do instituto, passou pelo Rio de Janeiro e, depois do Espírito Santo, fará itinerância por Mato Grosso, Maranhão, Pará, Amazonas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Paraná, Ceará, Distrito Federal e Acre.

Com 1h20 de duração, a aula-espetáculo traz canções, danças e peças instrumentais entremeadas por considerações sobre uma linha de tempo cultural brasileira de prevalência não europeia e de extração popular. Um dos focos do artista é o equilíbrio entre o que seria o tipo de pensamento masculino – o discurso, o conceito – e o que seria o feminino – a sensibilidade, a emoção.

Segundo o artista, “o sistema em que vivemos é de tessitura masculina, daí a necessidade de levarmos em conta outra linha de tempo cultural, onde valores femininos são mais operantes – para incorporar o melhor das duas tradições”.

Os editais

As inscrições continuam para os editais de Artes Visuais; Educação, Cultura e Arte; e Jornalismo Cultural. Todos estão inseridos no programa “Rumos Educação, Cultura e Arte”. Pra conferir o edital e fazer o seu cadastro, basta acessar o site www.itaucultural.org.br/rumos. Lá estão todas as informações sobre o programa, o que é necessário para realizar a inscrição, e quem pode participar.

O Artista

O pernambucano Antonio Nóbrega começou cedo seu caminho pela música. Quando criança era violinista. Mais velho, durante a década de 70, desenvolveu um estilo próprio de concepção em artes cênicas, música e dança. A partir desse momento ele começou a apresentar espetáculos pelo Brasil e pelo exterior que lhe renderam vários prêmios.

Em 1997, o artista lançou o espetáculo “Madeira que Cupim não rói”, acompanhado do CD homônimo. No ano seguinte estreou com o sucesso “Pernambuco Falando Para o Mundo”, novamente com CD. No ano de 1999, Nóbrega participou do Festival D’Avignom na França, com o espetáculo “Pernambouc”, preparado especialmente para o público francês.

No ano seguinte, o artista lançou em Lisboa “O Marco do Meio Dia”, que celebrou os 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil, em seguida saiu em turnê por outras cidades européias e vinte brasileiras.

Em 2002, Antonio Nóbrega estreou com o espetáculo “Lunário Perpétuo”, acompanhado do CD homônimo. Em 2003, apresenta em Berlim seus espetáculos “Figural” e “Sol a Pino”. Nesse mesmo ano, com o sucesso nos palcos nacionais e internacionais, Nóbrega é agraciado com a Comenda do Mérito Cultura, do Ministério da Cultura.

Em 2004, ele apresenta e atua na séria de documentário para TV “Danças Brasileiras”. Durante o ano de 2006, Nóbrega lança mais dois CDs e o espetáculo homônimo “9 de Fevereiro”, vencedor do prêmio TIM. Em 2008 o espetáculo “Passo” é lançado e sai em turnê internacional.

Em agosto de 2009, fez a temporada de lançamento de “Naturalmente – teoria e jogo de uma dança brasileira”. Atualmente o artista além de dirigir com Roseana Almeida, desde 1992, o Instituto Brincante, está em turnê com a aula-espetáculo.

Serviço
Lançamento do edital 2011-2013 do programa “Rumos Educação, Cultura e Arte”
Aula-espetáculo de Antonio Nóbrega: Mátria: Uma Outra Linha de Tempo Cultural
Data: Quarta-feira (23)
Horário: 20 horas
Local: Theatro Carlos Gomes
Endereço: Praça Costa Pereira, 25, Centro, Vitória, ES
Entrada Franca
Classificação indicativa: 16 anos
Informações: (27) 3132 8399 / 8396

Imagem: Divulgação