Cerca de 40% das mulheres têm sintomas da TPM, diz ginecologista

Os sinais todos conhecem, mas pouca gente sabe por que eles acontecem e como fazer para preveni-los ou amenizá-los

Por causa de uma alteração de hormônios durante o ciclo menstrual, cerca de 40% das mulheres apresentam sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Os sinais todos conhecem – quem tem o problema e quem sofre indiretamente com ele -, mas pouca gente sabe por que eles acontecem e como fazer para preveni-los ou amenizá-los.

Para detalhar o assunto, o programa desta quarta-feira (30) recebeu no estúdio o ginecologista Claudio Ferrarezi e o endocrinologista Alfredo Halpern, que também é consultor semanal.

Entre as formas de prevenção da TPM, estão: cuidar da alimentação, fracionar as refeições, controlar o estresse, parar de fumar, tomar pílula anticoncepcional e, se houver indicação médica, usar um creme à base de progesterona, um dos hormônios envolvidos no ciclo menstrual.

Fazer atividade física aeróbica também é fundamental: no mínimo quatro vezes por semana, durante 30 minutos. O exercício estimula o hormônio do crescimento, que na mulher, depois dos 18 anos, assume a função de ajudar o ovário a melhorar a produção de progesterona.

O Bem Estar também falou sobre a importância da dieta para evitar a TPM. Veja abaixo:

Alimentos indicados

– Cálcio: leites e derivados, sorvete desnatado, salmão, vegetais verdes e tofu (queijo de soja)
– Vitamina B6: carnes, cereais integrais, banana, batata, lentilha, amendoim, nozes, salmão, atum e fígado de boi
– Magnésio: vegetais verdes escuros (como espinafre, escarola e brócolis), arroz integral, abacate, banana, beterraba, abacaxi, manga, milho e granola
– Vitamina D (além do sol): leite, gema de ovo, manteiga, peixes de água fria, shitake seco e óleo de fígado de bacalhau
– Fibras, legumes e verduras em geral
– Ácidos graxos: óleo de prímula ginkgo biloba e ômega 3
– Água e diuréticos naturais (melancia, melão, alcachofra e abacaxi)

O ideal é consumir esses alimentos o mês todo, mas, se não for possível, iniciar a ingestão por volta de 10 a 15 dias antes da menstruação.

Alimentos não recomendados

– Frituras
– Gorduras
– Sal
– Açúcar
– Café, chás e bebidas à base de cola
– Álcool
– Margarina
– Molho shoyu