Cenas da Estrada Real em exposição inédita em Vitória

A mostra pode ser conferida no Espaço Cultural Yázigi Vitória

Revelar os encantos de um Brasil quase esquecido e unir esse objetivo com a percepção do olhar e a experiência fotográfica foi à proposta dos fotógrafos Duayer e Lourdes Valle para dar vida à exposição “Fragmentos da Estrada Real”, a ser inaugurada no próximo dia 24, no Espaço Cultural Yázigi Vitória, na Praia do Canto.

As imagens revelam cenas e minúcias da Estrada Real, um circuito histórico e turístico compreendido entre Rio de Janeiro e Minas Gerais. Em especial, os fotógrafos Duayer e Lourdes Valle se debruçaram sobre os detalhes da Rota dos Diamantes, um dos trechos do percurso.
“A proposta era nos aventurar por lugares ainda não conhecidos, mas de alguma forma já marcados em nossos corações pelas histórias que ouvimos contar nas escolas, livros e conversas com outros viajantes”, conta Lourdes do Valle.
A exposição conta com exibição de vídeo-foto e 35 fotografias em cores e preto e branco. “Elas são resultado de uma viagem fotográfica realizada por mim e Lourdes, em 2008, que durou 38 dias. Nossa intenção é levar os visitantes para conhecer um pouco mais o Brasil”, compartilha Duayer.
Curadora da mostra, Kyria Oliveira acredita que o trabalho de Duayer e Lourdes Valle seja incentivo para o capixaba conhecer a história do Espírito Santo, bem como, a sua inclusão na Rota Imperial, com a Estrada Real São Pedro dAlcântara.
“A inclusão foi tema de audiência pública em 13 de agosto de 2008, nem sessão da Assembléia Legislativa do Espírito Santo. Abrir esta exposição no Estado não é por acaso”, pontuou a curadora.
Os “Fragmentos da Estrada Real” podem ser vistos até o dia 31 de março. Depois de Vitória, a exposição segue em julho para a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais; chega a Diamantina em agosto e encerra no Rio de Janeiro, em outubro. Não encerrando sua trajetória, a exposição pretende ser eternizada em livro ainda em fase de produção.

Ficha técnica:
Exposição Fragmentos da Estrada Real
Fotógrafos: Duayer e Lourdes Valle
Curadoria: Kyria de Oliveira
Data: de 24 de fevereiro a 31 de março
Abertura: 19hs
Local: Espaço Cultural Yázigi Cultural Vitória – rua Madeira de Freitas, n° 239, Praia do Canto – Vitória

Quem são os fotógrafos?
José Duayer – É jornalista. Iniciou a carreira como fotógrafo da Revista Manchete e Jornal do Brasil. Publicou seus trabalhos em vários outros jornais e revistais nacionais e internacionais de renome. Trabalhou no jornal Pasquim em sua fase áurea como fotógrafo. Lá, com incentivos de Henfil e Jaguar tornou-se um dos cartunistas/chargistas do periódico. Com cursos em artes gráficas, percorreu algumas agências e tornou-se um multimídia: fotógrafo, desenhista e artista gráfico. Nascido em Tombos, Minas Gerais, morou até 2009 no Rio de Janeiro. Atualmente, reside em Vitória.

Lourdes Valle – É economista e historiadora da arte. Aos 30 decidiu mudar de trajetória e dar vazão ao gosto pelas artes, através do viés teórico: Letras, Gestão da Cultura e História da Arte. A fotografia aconteceu como um apoio ao estudo. Ao longo da experiência com o registro fotográfico documental, o prazer pela criação artística nasceu e se afirmou. Hoje, deixa o posto de observação e se lança a um trabalho próprio.

Imagem: Divulgação