Carnaval de Vitória abre desfiles de escola de samba no Brasil

Profissionalismo, adesão popular e muita alegria dão o tom da festa no Sambão do Povo

O clima de carnaval já toma conta de Vitória, Espírito Santo. Os ensaios nas quadras das escolas aconteceram durante meses e atraíram milhares de foliões. As comunidades envolvidas com o samba constroem os sonhos que vão desfilar no Sambão do Povo de quinta (24) a sábado (26), abrindo os desfiles de escolas de samba no Brasil.

Nos três dias de desfile, cerca de 60 mil pessoas, entre público e desfilantes, estarão acompanhando e participando da maior festa popular do Espírito Santo. Ao todo, 13 escolas, sendo três do Grupo de Acesso e 10 do Grupo Especial, participam das festividades no Sambão do Povo, local que abriga os desfiles.

Os números são da Prefeitura de Vitória, responsável pela organização do Carnaval 2011 em parceria com a Liga Espírito-Santense das Escolas de Samba (Lieses). “Realizaremos um grande Carnaval. Toda a preparação está sendo feita com antecedência, dentro do nosso cronograma de trabalho, que começou em março de 2010”, sublinha o secretário de Cultura, Alcione Pinheiro.

Para quem quer acompanhar os sambas que agitarão o Sambão do Povo, a Secretaria de Cultura de Vitória e a Lieses lançaram um CD contendo os 10 sambas do Grupo Especial. Além disso, o folião conta com um blog completíssimo (http://bit.ly/CarnavalVitoria), em que fica sabendo absolutamente tudo sobre a festa em atualizações diárias. Nele também é possível acompanhar o agitado dia a dia da Família Real, que já está visitando todas as agremiações.

Programação
Este ano serão três noites de desfiles no Sambão do Povo, reunindo escolas de quatro municípios: Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica.

A folia começa na quinta-feira (24), às 20h, com o Grupo de Acesso. A primeira escola a entrar na avenida será a Chegou o que Faltava. Em seguida, Rosas de Ouro e Andaraí completam a noite.

Na sexta-feira (25), às 22h, será a abertura dos desfiles do Grupo Especial, pelo qual desfilarão 10 agremiações. Pega no Samba, Tradição Serrana, Imperatriz do Forte, Boa Vista e Novo Império serão as escolas desfilantes da primeira noite. No sábado (26), também a partir das 22h, desfilarão São Torquato, Piedade, Barreiros, Jucutuquara e Mocidade Unida da Glória (MUG).

Profissionais nacionais
Dos enredos que serão apresentados, a maioria faz referência ao Estado do Espírito Santo. Apesar desse caráter “bairrista”, as escolas buscam profissionais fora do Estado para trabalhar no carnaval. Escultores de Parintins estão envolvidos em diversos barracões para dar movimento às alegorias. Outra presença nacional é a do coreógrafo e bailarino Carlinhos de Jesus, que virá junto à comissão de frente da Jucutuquara.

O corpo de jurados do Grupo Especial, composto por 40 membros, virá de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Florianópolis. A indicação dos julgadores cabe exclusivamente à Lieses. Comissão de frente, bateria, mestre-sala e porta-bandeira, harmonia, samba-enredo, alegorias e adereços, fantasias, evolução e conjunto serão os quesitos avaliados com pontuação de 8 a 10.

O Sambão do Povo
O Complexo Cultural Walmor Miranda, mais conhecido como Sambão do Povo, foi inaugurado em 1987 e hoje tem capacidade para cerca de 12 mil pessoas por noite assistindo aos desfiles, em uma extensão de 370 metros de passarela por onde passam as escolas. As intervenções para este ano estão sendo realizadas em duas etapas, com investimentos da ordem de R$ 6 milhões.

“Queremos garantir todo o conforto e segurança aos foliões e as condições ideais para os desfiles das escolas de samba. Isso mostra o nosso comprometimento e a seriedade do trabalho de fazer o maior carnaval do Espírito Santo um dos maiores do Brasil”, destaca o secretário de Cultura Alcione Pinheiro.

Acompanhe nosso blog especial sobre o Carnaval de Vitória

Grupo de Acesso
Dia 24 de fevereiro – Quinta-feira
18h – Abertura dos portões
20h – Chegou O Que Faltava
21h15 – Rosas de Ouro
22h30 – Andaraí

Grupo Especial
Dia 25 de fevereiro – Sexta-feira
19h – Abertura dos portões
22h – Pega no Samba
23h30 – Tradição Serrana
01h – Imperatriz do Forte
2h30 – Boa Vista
4h – Novo Império

Dia 26 de fevereiro – Sábado
20h – Abertura dos portões
22h – São Torquato
23h30 – Piedade
01h – Barreiros
2h30 – Jucutuquara
4h – Mocidade Unida da Glória

Imagem: Ilustração/Internet