Cariacica assume neste sábado desafio de melhorar ensino com mobilização de entidades e da iniciativa privada

As ações vão atingir os problemas de acordo com a realidade escolar de cada instituição. Entre as atividades a serem desenvolvidas estão palestras, seminários e até visita à casa dos alunos. O trabalho tem como foco as escolas com Ideb abaixo da média nacional.

O município de Cariacica assume formalmente neste sábado, ao lançar o Projeto Mobilização, o desafio de melhorar o aprendizado dos alunos e o desempenho das instituições no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A iniciativa acontece por meio do Projeto Mobilização, às 8h30, no auditório da Secretaria de Educação de Cariacica, no bairro Itaquari, com participação da coordenadora nacional do Programa Mobilização do MEC, Linda Goulart, que apresentará o painel “O Programa Mobilização e a participação da família na educação”.

O Projeto Mobilização é resultado de uma força-tarefa entre a Prefeitura Municipal de Cariacica, a ArcelorMittal Cariacica e a Fundação ArcelorMittal Brasil.

O projeto será desenvolvido num período de quatro anos, beneficiando 10 escolas da região, selecionadas a partir de diferentes critérios. Entre eles, baixo Ideb – entre 2 e 4 – e o desejo da comunidade escolar em contar com a participação das famílias no processo educacional.

O projeto a ser desenvolvido em Cariacica tem como base o Plano Nacional de Mobilização pela Educação, do MEC.

Durante quase um ano, um Comitê Gestor estudou o perfil das escolas escolhidas para que, a partir daí, fosse estabelecido um plano de ação para ser posto em prática nas unidades de ensino.

O Comitê Gestor, formado por representantes de vários segmentos do município, vai acompanhar o desenvolvimento das atividades.

Programação do lançamento do Projeto Mobilização

 MANHÃ

8h40: Abertura

9h15: Painel “O Programa Mobilização e a participação da família na educação”. Expositores: Linda Goulart, coordenadora nacional do Programa de Mobilização do Ministério da Educação (MEC); Leonardo Gloor, diretor-superintendente da Fundação ArcelorMittal Brasil; e Célia Maria Tavares, secretária Municipal de Educação de Cariacica.

10h15: Apresentação do Comitê Gestor.

10h30: Debate em Plenária

TARDE

14h30: Assinatura do convênio entre as entidades parceiras.

14h35: Apresentação “O Programa Mobilização e a participação da família na educação”. Expositora: Linda Goulart, coordenadora Nacional do Programa de Mobilização do MEC.

15h: Atividades simultâneas: apresentações culturais e atividades lúdicas com as famílias.

16h30: Encerramento e Abraço de Mobilização.

Imagem: Ilustração