O contra mestre Rodrigo Loyola Carneiro começou a carreira como capoeirista ainda jovem, em
1985 com o Mestre Luiz Paulo Nunes Lima. O que muita gente não sabe é que através desta dança-luta afro-brasileira este capixaba passou por Portugal, Espanha, Holanda, Alemanha, Itália, França e Austrália – onde tem reconhecimento do público local – ministrando workshops, participando de eventos e divulgando a arte brasileira.
Rodrigo hoje é pós-graduado em Educação Física Escolar e Esportiva registrado no Conselho Regional de Educação Física e desenvolve a capoeira sempre como conteúdo de seus trabalhos nas escolas, creches e clubes, além coordenar o Centro Cultural Senzala em Vitória/ES.
Conheça mais sobre o capoeirista Rodrigo Loyola e também o trabalho do Grupo Senzala.
Acesse: www.senzalavix.com
Conheça um pouco mais sobre a Capoeira
A Capoeira é uma dança-luta afro-brasileira, que combina elementos de dança, jogo e luta, seguindo rituais específicos, e durante os quais se desenrola um jogo, dentro de um círculo formado pelos praticantes, músicos e jogadores. Os participantes vão trocando sucessivamente os papéis durante a “cerimônia”. A Capoeira desenvolveu-se a partir da rebelião dos escravos negros no Brasil contra os opressores e tem a sua história ligada aos rituais guerreiros da África Central. Foi secretamente desenvolvida nas “Senzalas”. A movimentação circular e evasiva da Capoeira, combinada com a sua música e cânticos tradicionais colocam-na numa posição única enquanto arte, mantendo a questão permanente: é jogo, luta ou dança?
Foto: Acervo pessoal