Em uma iniciativa no sentido de democratizar o acesso às artes na Capital do Espírito Santo, a Secretaria de Cultura de Vitória, em parceria com o Ministério da Cultura, divulga os projetos selecionados na edição municipal do Programa Cultura Viva, que prevê a implantação de cinco Pontos de Cultura na Cidade.
Foram selecionados os projetos dos seguintes proponentes: Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Jucutuquara; Associação Cultural, Social e Esportiva Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Piedade; Associação Ateliê de Ideias; Associação Desportiva, Cultural, Social e Educacional de Capoeira e Artes Afro-Brasileiras ALIANÇA – ALIANCAPOEIRA; e Grupo Churupita de Teatro Amador.
A comissão julgadora foi composta por Valquíria Dias (Ministério da Cultura), Margareth Maia (Conselho Municipal de Políticas Culturais de Vitória) e Renato Santos (Secretaria de Cultura de Vitória). Ao todo, foram inscritos 13 projetos.
Os projetos aprovados terão de desenvolver os trabalhos apresentados em um período de três anos, recebendo investimento público no total de R$ 60 mil por ano, cada proponente.
O Ponto de Cultura deverá funcionar como um instrumento de pulsão e articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades de Vitória, desenvolvendo ações continuadas em pelo menos uma das áreas de Culturas Populares; Grupos Étnico-Culturais; Patrimônio Material; Audiovisual e Radiodifusão; Culturas Digitais, Gestão e Formação Cultural; Pensamento e Memória; Expressões Artísticas; e/ou Ações Transversais.
“Vitória está passando por um momento único na área cultural. Nunca vimos tantos investimentos como agora. Estamos orgulhosos em relação aos projetos selecionados, que, certamente, irão engrandecer ainda mais a cultura na nossa cidade”, afirma o secretário de Cultura de Vitória, Alcione Pinheiro.
Sobre os Pontos de Cultura
Ponto de Cultura é a ação principal de um programa do Ministério da Cultura chamado Cultura Viva, concebido como uma rede orgânica de gestão, agitação e criação cultural. Compreende-se que os Pontos de Cultura são elos entre a sociedade e o Estado que possibilitam o desenvolvimento de ações culturais sustentadas pelos princípios da autonomia, protagonismo e empoderamento social, integrando uma gestão compartilhada e transformadora da instituição selecionada com a Rede de Pontos de Cultura.
::Saiba mais sobre as propostas dos Pontos de Cultura selecionados::
Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos de Jucutuquara
Ponto de Cultura “Dona Maria Coroa”: o projeto pretender dar continuidade às atividades culturais e sociais já existentes na Casa de Memória “Dona Maria Coroa”, que tem por objetivo organizar e preservar a história e memória da agremiação. O projeto tem como meta estruturar o espaço com ações em relação ao acervo histórico, por meio da realização de oficinas de preservação e memória, oficinas culturais e também profissionalizantes.
Grupo Churupita de Teatro Amador
Ponto de Cultura “Espaço Criança Legal”: Projeto de instalação de uma lona fixa na Ilha de Monte Belo com oficinas técnicas e apresentações circenses. Serão realizadas atividades semanais, como malabares, tecidos, acrobacia e monociclo.
Associação Cultural, Social e Esportiva Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos da Piedade
Ponto de Cultura “Piedade berço do samba, terra de bamba: (Re)vivendo e construindo sua memória”: O projeto pretende construir o Centro de Memória da Escola de Samba Unidos da Piedade. Irá trabalhar com membros das comunidades Fonte Grande, Piedade, Moscoso e Capixaba, através de oficinas temáticas, palestras, mesas redondas e workshops, exposições de vídeos, atividades festivas e materiais audiovisuais.
Associação Ateliê de Ideias
Ponto de Cultura “Agência de Comunicação Território do Bem”: O território abrange oito comunidade de baixa renda na Poligonal 1. A Agência irá desenvolver e produzir ferramentas e projetos de comunicação para o desenvolvimento local. Serão criadas e gerenciadas as seguintes ferramentas: editora voltada para identificar histórias e autores locais; jornal comunitário; portal eletrônico; programa de rádio, documentário; banco de imagens e outros.
Associação Desportiva, Cultural, Social e Educacional de Capoeira e Artes Afro-Brasileiras ALIANÇA – ALIANCAPOEIRA
Ponto de Cultura “Capoeira Ginga de Paz”: o projeto visa o ensinamento da prática da capoeira, ensinamento teórico da história e da cultura da capoeira, aprendizado musical, treinos e oficinas, jogos e promoção de eventos.