Presidente da Federação das Sociedades de Cancerologia da América do Sul, desvenda os mistérios sobre o assunto
Quando os homens chegam a uma determinada idade se intensifica a preocupação com um exame muito importante e considerado por muitos uma questão muito delicada, o toque retal. Antes desse período, eles não gostam nem de tocar no assunto. No entanto, o método é ainda um dos mais eficazes para a prevenção do câncer de próstata.
Em entrevista ao Vida Saudável, o cancerologista Roberto Gomes explica o que é a próstata, como é feito o exame do toque retal, quais alimentos ajudam a evitar a doença e quando a impotência pode acontecer. Ele estará em Vitória entre os dias 5 e 7 de maio para participar do I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia, no Centro de Convenções da Capital.
O que é a próstata?
A próstata é uma glândula do aparelho reprodutor masculino, localizada abaixo da bexiga, que produz um líquido que, juntamente com o líquido das vesículas seminais e os espermatozoides, formam o esperma.
Muitos homens correm, literalmente, dos consultórios médicos com receio de fazer o exame do toque. Como é feito exatamente o exame do toque?
O exame de toque, que faz parte do exame preventivo do câncer da próstata, é realizado no consultório do urologista ou do oncologista. Consiste na introdução, no ânus do paciente, do dedo indicador do médico, para que a próstata seja avaliada. A maioria dos cânceres da próstata surge na superfície da glândula, o que facilita a descoberta de pequenos tumores ao toque, antes mesmo de darem alterações laboratoriais. Muitos homens “fogem” deste exame, pelo tabu que ainda é a introdução do dedo do médico em seu ânus.
Quais são os exames para detectar câncer de próstata?
Inicialmente o toque retal, seguido do exame de PSA (abreviatura em inglês de antígeno prostático específico) – que é uma proteína produzida pelas células da próstata e que está aumentada nos casos de câncer da próstata. Na suspeita de tumor, faz-se a ultrassonografia transrretal, complementando-se o diagnóstico com a biópsia.
A partir de que idade o homem deve começar a fazer?
45 anos.
Qual é o exame mais eficaz?
A associação do toque retal com o PSA, para a detecção inicial. A ultrassonografia transrretal após a detecção de achados suspeitos e a biópsia para a confirmação desses achados.
Qual é o tratamento para a doença?
Cirurgia e radioterapia no tratamento do câncer localizado. No caso de metástase, endocrinoterapia e quimioterapia.
Há alguma novidade no tratamento do câncer de próstata?
No I Simpósio Sul-Americano de Cancerologia, será lançado o medicamento Jevtana, que é a mais nova arma no tratamento do câncer de próstata metastático, resistente aos outros tratamentos.
Os casos estão aumentando?
A incidência vem aumentando cada vez mais. Primeiro porque o ser humano vive por um tempo maior e segundo pelos hábitos de vida: dieta muito rica em gordura que é acumulada na próstata e favorece o aparecimento desse câncer.
Todo homem que tem essa doença fica impotente?
Não. O câncer de próstata não causa impotência. A impotência pode surgir como complicação do tratamento.
Quanto antes descobrir a doença menores serão as chances de impotência?
Quanto antes descobrir a doença, maior será a chance de cura. A impotência pode surgir como complicação do tratamento
Como a esposa pode ajudar o parceiro nos casos de impotência?
Existem uma série de medidas terapêuticas, dependendo do caso, desde medicamentos, até a prótese peniana.
O que os homens podem fazer para evitar esse tipo de câncer?
Procurar ter uma vida saudável, realizar exercícios físicos, ingerir pouca gordura, muitos legumes, verduras e frutas na alimentação, principalmente vegetais vermelhos, como o tomate, e fazer os exames preventivos após os 45 anos de idade.
Quais são os sintomas da doença?
Inicialmente, nenhum. À medida que o tumor vai crescendo, surgem dificuldade para urinar e dor.
Fazer muito xixi à noite é um sintoma?
Depende. Urinar várias vezes à noite, com pouca quantidade de urina e dificuldade, pode ser. (Mas tumor benigno da próstata também dá sintomas parecidos).
Qual médico o homem com sintomas deve procurar?
Urologista ou Oncologista.
Quais os fatores de risco mais comuns associados ao câncer de próstata?
A idade, casos de câncer de próstata na família, dieta rica em gorduras, sedentarismo, estresse, depressão.