Bombeiro adota cadela dos escombros, na tragédia do Rio de Janeiro

Animais são vítimas numa das maiores tragédias naturais do país.

A solidariedade humana começa a chegar de todas as partes do país para ajudar centenas de animais(principalmente cães,gatos e cavalos) vitimados pelos temporais e enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, com destaque para as cidade de Petrópolis, teresópolis e Nova Friburgo.

Centenas de animais têm sido encontrados mortos, soterrados ou levados pelas enxurradas. Entidades protetoras se empenham em campanhas para resgatá-los e arrecadar doações.

“O sítio onde abrigo cerca de 300 cães está ilhado. Muitos morreram, e o muro que sustenta os canis está ameaçado de cair”, conta Maria Elizabete Filpi, da ONG Estimação.

A WSPA-Sociedade Mundial de Proteção Animal, divulgou nessa última sexta-feira um número de conta bancária para arrecadação nacional de doações financeiras  para ajuda aos animais vitimados nas regiões:

Defensores dos Animais
Banco Bradesco
Agência 279-8
Conta-poupança: 172813-0

“Os bichos estão sem dono, sem comida e urrando de dor. Pedimos a quem encontrar um perambulando que cuide temporariamente dele e depois o entregue a uma ONG”, apela a protetora Débora Bastos.

Em Campo do Coelho, Friburgo, o bombeiro Lierte Nascimento, 45 anos, deu exemplo de solidariedade: adotou uma cadela que resgatou dos escombros da casa onde vivia com os donos, que estão desaparecidos.

Nota: O capixaba,amante dos animais, também poderá demonstrar sua  solidariedade : A AMAES-Associação Amigos dos Animais do ES lançará nesta segunda-feira uma campanha local para arrecadar principalmente Rações e Medicamentos Veterinários que serão destinados aos animais, vítimas da tragédia.

Publicaremos aqui nesta coluna os pontos de recolhimentos das doações em Vitória e Vila Velha.

Imagem: Fernando Souza-Agência O Dia

Colunista: Rômulo Vitório.