O desempenho dos capixabas surpreendeu jurados de um dos mais importantes festivais de dança do país. O grupo concorreu com escolas tradicionais e reconhecidas no país e mostrou que o Estado já desponta com favoritismo em competições nacionais
Mais uma vez os alunos da Escola de Balé CriDança tiveram seu trabalho reconhecido fora do Estado. Dessa vez foi durante a sexta edição do Ballace, evento que ocorreu no último fim de semana, na Bahia, de onde os bailarinos e bailarinas capixabas voltaram com 18 troféus.
A competição contou com jurados renomados como Caio Nunes, Denys Nevidomy, Marisa Pivetta, presidente do Instituto Passo de Arte, Ricardo Scheir e Toshie Kobayashi. Além disso, a CriDança concorreu com escola conhecidas no meio artístico como o Pavilhão D, de São Paulo, e a Escola de Balé do Teatro Castro Alves (Ebateca), da Bahia.
Na categoria Solo, a bailarina Malu Braga, 15, ganhou o primeiro lugar, com as coreografias “Desafio de Kitri” e “Doce balanço”. A coreografia “Sob o luar”, apresentada pelo bailarino Jordélio Vieira, também conquistou os jurados na primeira colocação. Todos tiveram a direção de Armando Aurich, bailarino capixaba reconhecido internacionalmente e atualmente um dos professores da escola. Ele também foi agraciado como melhor coreógrafo da competição e ganhou o prêmio de R$ 1 mil e um dos troféus.
Também assinada por Armando Aurich, a coreografia “Estranho Amor”, apresentada pelos bailarinos Charles Ferreira e Malu Braga, se destacou na modalidade Duo Contemporâneo conquistando o segundo lugar. Além disso, Bella Vasconcelos e Jordélio Vieira trouxeram mais um troféu na categoria com a coreografia “Sobre o Adeus”. A premiação da Variação Trio ficou por conta da performance de Isabela Medeiros, Jordélio Vieira e Fernanda Cassilhas em “Abraços e Lembranças”. A Escola obteve ainda segundo lugares com as apresentações “As Bonecas”, “All for you” e “Eu sei que”, e terceiras colocações com as coreografias “Rebento”, “Destino e acaso”, “Suíte para flauta” e “Apimentadas”.
A coreografia “DJ Concert” também fez bonito levando a primeira colocação em conjunto clássico livre, enquanto “Recanto Secreto” ficou em primeiro lugar com a maior nota e também foi destaque no festival capixaba. Já no grupo infantil, a garotada também mostrou sua competência na dança. As pequenas bailarinas Mariana Scaramussa, Danielle Ewald, Ana Clara Fernandes e Alice Barcellos levaram o primeiro lugar com a coreografia “Quarteto para piano”. Em segundo lugar, as talentosas Marcela Ferraz, Luiza Celante e Larissa Rosa Stork foram premiadas com a apresentação do clássico “Pequena história”.
“Essa foi a primeira vez que a CriDança levou as crianças para uma competição fora do Estado. O resultado foi melhor do que a gente esperava. As crianças conheceram como funcionam competições e viram que é possível se destacar desde pequenas, desde que haja dedicação e disciplina”, ressalta a diretora artística e pedagógica da CriDança, Lu Braga.
Imagem: Reprodução