Arte e consciência ecológica em exposição de moda

O designer de moda capixaba lança exposição onde exibe vestidos luxuosos feitos a partir de materiais descartáveis

Levantando a bandeira da sustentabilidade e da preservação ambiental, o capixaba e designer de moda internacional, Daniel D`Ávilla, 25 anos, apresenta a exposição “Experimentalismo”, que será aberta com coquetel no dia 8 de abril, às 19 horas, na academia Razões do Corpo. A mostra ficará aberta ao público até o dia 30 de abril.

Serão exibidos oito vestidos feitos a partir de materiais que estariam fadados ao descarte. Lixo transformado em vestidos luxuosos. Cds cortados, teclas de computador, garrafas pet, fitas VHS e caixa de leite, são alguns dos materiais reaproveitáveis que entram na máquina de costura, passam pelas mãos de Daniel, e viram vestidos ecologicamente corretos – verdadeiras obras de arte, como ele mesmo define, – e que agradam ao observador.

Sobre a mostra ele define: “é uma coleção conceitual, experimental, um incentivo a sustentabilidade, servindo de alerta para a preservação ambiental”.

As peças da exposição já foram exibidas nas cidades espanholas de Madrid e Barcelona, na mostra intitulada “Expo Moda Reciclada”, realizada em parceria com o fotógrafo espanhol JuanMa Merch, e que ainda percorre cidades espanholas.

O designer explica porque aceitou o convite do diretor da Razões do Corpo, Marcus Frizzera, para expor na academia: “Aceitei porque a ideia do Marcus é de sensibilizar os alunos da academia para a problemática ambiental. E o meu trabalho tem esse objetivo usando a materialidade na moda de forma a despertar o interesse do observador”, esclarece.

Daniel adianta que a exposição Experimentalismo é uma prévia de um grande evento beneficente, intitulado com o mesmo nome, que ele realizará no segundo semestre aqui no Estado. A mostra terá desfile da coleção e mais oito vestidos inéditos, exposição de arte e fotografia e surpresas que vão sacudir o mundo da moda capixaba unindo moda, arte, responsabilidade social e ambiental.

Sobre o artista

A paixão de Daniel pela profissão começou na infância, quando via sua mãe, a artista plástica Lena Brotas, desenhando e pintando.

Na adolescência pensou em fazer Arquitetura, mas seguindo um conselho de uma prima que já tinha percebido o talento do designer, resolveu cursar moda.

“Mesmo quando comecei a fazer faculdade tinha um certo preconceito em relação ao curso, pois acreditava que moda era futilidade, mas hoje não me arrependo em nada da minha decisão”, explica.

Ele se formou em moda em agosto de 2010 pela Faesa e hoje trabalha para empresas e em um ateliê na casa onde mora, na Praia do Canto, em Vitória.

No final de 2010, o designer esteve em Portugal, Espanha e Paris, onde estudou mais sobre moda e tendências, fez curso de produção de moda e fotografia. No final deste ano ele pretende repetir a dose.

Serviço:

EXPOSIÇÃO Experimentalismo

Artista: Daniel D`Ávilla

Dia: Abertura dia 8 de abril, às 19h. A exposição ficará aberta ao público até o dia 30 de abril.

Local: Academia Razões do Corpo.

Endereço: Av. Marechal Campos, 67, Vitória-ES.

Informações: (27) 3223-1537.

Imagem: Divulgação