A aluna Chelsea Genevieve de Oliveira, da escola Jesus Cristo Rei, vai para o Canadá.
Nesta quarta-feira (26), nove alunos da rede estadual selecionados pelo Programa Intercâmbio 2011, da Secretaria de Estado da Educação (Sedu), por meio dos Centros Estaduais de Idiomas (CEIs), embarcam do Aeroporto de Vitória, às 8h50, com destino ao exterior. Os estudantes vão para o Canadá e a Nova Zelândia.
Os alunos Iago da Silva Monteiro, da escola Agenor Roris, em Vila Velha; Chelsea Genevieve de Oliveira Moraes, da escola Jesus Cristo Rei, de Cariacica; Nágila Alves Souza Lima, da escola Clóvis Borges Miguel, em Serra; e Weverton Frederico Zortea Coradini, da escola Arnulpho Mattos, em Vitória, já se preparam para viagem rumo à província de Nova Scotia, no Canadá.
Já os alunos Steffani Peltier Barbosa, da escola Hunney Everest Piovesan, em Cariacica; Igor Roque de Moura, da escola Padre Humberto Piacente, de Vila Velha; Nicole Silva Barbosa, da escola Aristóbulo Barbosa Leão, em Serra; Larissa do Nascimento, da escola Maria Ortiz, em Vitória; e Sarah Giulian Manoel Rosário, da escola Ormanda Gonçalves, em Vila Velha, seguem no mesmo vôo, mas com destino à Nova Zelândia.
No dia 03 de janeiro, outros quatro alunos da rede, classificados em 1º lugar nos CEIs da Grande Vitória já haviam embarcado para o intercâmbio. O destino foi Dublin, na Irlanda. Além deles, outro grupo viajará no dia 04 de fevereiro para a cidade de Winnipeg, no Canadá. O aluno Yuri Márcio Pianzola Soave, selecionado para um curso de inglês, com duração de três meses, na África do Sul, deve viajar no final do próximo mês.
Os demais estudantes selecionados para o Intercâmbio 2011 vão passar seis meses em um país de língua inglesa, onde estudarão em uma escola regular, de Ensino Médio, além de se aperfeiçoar no idioma e ter a oportunidade de conhecer novas culturas.
O programa de Intercâmbio 2011 ofertou 20 bolsas de estudo para Canadá, Irlanda, Nova Zelândia e África do Sul. Elas foram destinadas a alunos dos Centros Estaduais de Idiomas de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra, Colatina e Cachoeiro de Itapemirim. A bolsa para estudar na África do Sul foi disputada apenas por alunos maiores de 18 anos. O investimento do Governo do Estado em cada aluno participante do programa é de R$ 35 mil.
Curso de Idiomas
Oferecido pela Sedu desde abril de 2009, o curso de Inglês tem duração de até 36 meses, com carga horária de até 300 horas/aula, divididas em duas aulas semanais de 1h15 de duração. Ministrado no horário contrário ao das aulas regulares do estudante, o curso é oferecido nos quatro CEIs localizados em escolas estaduais polo nos municípios de Cariacica, Vila Velha, Serra e Vitória, e também em Colatina e Cachoeiro de Itapemirim.
Imagem: Reprodução