O “Patrulha Escolar de Trânsito”, da Secretaria de Transporte e Trânsito de Vila Velha (Semtran), esteve na última terça-feira (31) na Chocolates Garoto para fazer uma palestra inédita desde o início do projeto. Desta vez, os participantes eram funcionários deficientes auditivos/surdos, ávidos para receber informações sobre o trânsito.
Com o auxílio de uma intérprete que intermediava tudo o que era apresentado usando a língua dos sinais, os agentes da guarda municipal de Trânsito falaram sobre a importância do uso do cinto, da faixa de pedestres e dos perigos do uso de celular ao volante, com o auxílio de recursos audiovisuais e vídeos.
Demonstrando grande interesse pelo assunto, os 30 funcionários, que fazem parte do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Garoto, a todo momento participavam, contando casos presenciados por eles. Também falaram da dificuldade que encontram para tirar a Carteira de Habilitação.
ação educativa, os agentes transmitem os conhecimentos técnicos e sua vivência pessoal com uma linguagem acessível aos jovens. Aproveitaram ainda para explicar sobre os projetos desenvolvidos pela Semtran na área de Educação para o Trânsito.
Vídeos foram exibidos mostrando situações onde as leis de trânsito não foram cumpridas e suas conseqüências. Infrações mais cometidas e acidentes presenciados ainda foram discutidos.
A intérprete de Libras da Garoto, Fernanda Nogueira, explicou a importância da palestra para esses colaboradores. “O objetivo é trazer assuntos e temas para as aulas de forma acessível para eles. Neste caso do trânsito, eles têm uma carência muito grande de conhecimento pela dificuldade de acesso à informação. Conscientizar e aprender na língua dos sinais é uma forma de acessibilidade educacional”, explicou.
Uma das mais entusiasmadas no final da palestra era a funcionária Rosiany Gonçalves Rocha (foto abaixo). Por meio da intérprete, ela contou que estava de “queixo caído” com o que aprendeu. “Gostei muito mesmo de tudo que aprendi sobre o trânsito. Várias coisas que não podem acontecer e as pessoas acabam fazendo errado”, afirmou.
Para o agente Fábio Barcellos, que ministrou a maior parte da palestra, foi muito gratificante poder levar o conhecimento aos colaboradores da empresa. “Preparei-me durante dois dias especialmente para esta aula. Fico muito feliz em conseguir entrar no universo deles e poder contribuir para que se sintam mais inseridos na sociedade”, disse. Participaram ainda da palestra os agentes Fânzeres, Siqueira e Félix.
Patrulha Escolar de Trânsito
No projeto, qualquer escola pública ou particular pode solicitar o agendamento da visita. A novidade é o atendimento às empresas. Caso haja o pedido, os agentes realizam as palestras também para os funcionários. Além das palestras e brincadeiras, são ainda distribuídos folhetos informativos.
O agendamento das palestras pode ser feito na Coordenação de Educação para o Trânsito da Semtran, com Cristiane ou Vilma, no telefone 3149-7273.
Imagem:Eduardo Ribeiro
Colunista: Ivan de Freitas