Ação ocorreu na manhã desta quarta-feira
Agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam na manhã desta quarta-feira (29) 51 pássaros silvestres no bairro Aribiri, em Vila Velha. A ação fez parte da Operação Bicho Solto II, responsável por combater o tráfico de animais nativos silvestres.
De acordo com o coordenador da Operação, Sebastião Garcia, o responsável por manter os animais em cativeiro não possuía registro junto ao Ibama e foi autuado em R$ 28 mil. Ele agora possui 20 dias para apresentar sua defesa junto ao órgão e terá de responder a inquérito criminal junto ao Ministério Público.
Já os pássaros, das espécies trinca ferro, coleiro, sabiá da mata (ameaçado de extinção), coleiro, tico-tico e melro, foram encaminhados para o Centro de Estudos e Reintrodução de Animais Selvagens (Cereias), em Aracruz. Após período de quarentena no local, onde diversos exames clínicos e laboratoriais serão realizados, os animais serão devolvidos à natureza.
A Operação Bicho Solto continua esta semana na Grande Vitória e a expectativa é que mais apreensões aconteçam até o final desta quinta-feira (30). As informações são da assessoria de comunicação do Ibama-ES.
Imagem: Reprodução/Ibama