Afinal, qual carreira seguir?

Para tirar as dúvidas e oferecer maior conhecimento sobre as áreas disponíveis no mercado de trabalho, segue até domingo (27) a 1ª Mostra Interativa de Educação Profissional do Espírito Santo – “ES+Profissional”. O evento acontece no Pavilhão de Carapina

“O que você vai ser quando crescer?” Esta é a pergunta que todos nos fazem quando ainda somos crianças. E, apesar de ser feita com frequência, é uma decisão difícil e que repercute em toda nossa trajetória. Mas afinal, qual caminho seguir? Para poder tirar esta dúvida e ter maior conhecimento sobre as áreas disponíveis no mercado de trabalho, os estudantes de todo o Estado vão poder conferir a partir desta segunda-feira (22) a 1ª Mostra Interativa de Educação Profissional do Espírito Santo – “ES+Profissional”. O evento vai até o próximo dia 27 e acontece no Pavilhão de Carapina, das 9h às 20h.

Só nas três primeiras horas do evento, cerca de três mil pessoas foram conferir as novidades sobre as carreiras que estão inseridas no mercado de trabalho. E a expectativa é de que até o último dia 40 mil estudantes passem pelo local. O interesse desses mais novos profissionais do cenário estadual é conhecer de perto o que cada profissão tem a oferecer e, até mesmo, o piso salarial.

A orientação profissional auxilia o estudante que está ingressando no mercado e possibilita a diminuição do índice da evasão escolar. “A evasão do sistema escolar e a insatisfação profissional são fatores frequentes, por causa do nível da informação que é muito pequeno e, por isso, temos o apagão da mão-de-obra. Não falta oportunidades no mercado. O que falta é a qualificação profissional que está deixando a desejar. O nosso objetivo, portanto, é auxiliar esse jovens na escolha que vai mudar a vida deles, pois muitos alunos do ensino fundamental e médio estão sem direcionamento.”, afirmou o diretor regional do Senai-ES, Robson Cardoso.

As escolhas que fazemos hoje, reflete o nosso amanhã. E é extamanete isso que a estudante do ensino médio, Karine Machado Albino, 17 anos, tem em mente. “Como eu estou no 3º ano do ensino médio, sei da importância de escolher uma profissão e, por isso, já vim para feira sabendo que quero cursar Direito. Mas aqui pude saber um pouco mais sobre outras áreas que nem tinha conhecimento, como o curso de Designer. Achei super interessante e talvez eu opte como um segundo curso”, comentou.

Mas, para quem ainda não sabe qual carreira escolher, a mostra profissional pode ajudar através de testes vocacionais e espaços práticos sobre cada área. Como a estudante do ensino médio, Tatiana Florentino dos Santos, de 17 anos, que depois de verificar mais informações sobre as carreiras, optou por cursar Estética. “Eu ainda não tenho nada muito definido, mas depois que percorri os santds aqui no evento pude ver com qual profissão eu mais me identifico. Nunca tinha pensado em fazer Estética, mas no momento esta é a minha primeira opção”, disse.

Os visitantes vão poder conferir diversos cursos que são oferecidos pelo Senai – como os de Automoção / Instrumentação, Mecânica, Eletrotécnica, Edificações, Alimentos, Manutenção Automotiva -, Ifes – Agrícola, Transporte Ferroviário -, Sedu – Rádio e TV, Informática, Fruticultura, Administração, Modelagem do Vestuário, Hospedagem -e Senac – Saúde Bucal, Estética, Design de Interiores, Segurança do Trabalho e Enfermagem.

Até sábado (27), os estudantes vão poder conferir inúmeras atrações gratuitamente.

Imagem: Reprodução