Flagrantes das viagens de trem pelo interior do Espírito Santo e Minas Gerais, o olhar apurado sobre os momentos simples da vida, que se tornam impactantes quando eternizados pela sensível lente de um fotógrafo movido pela paixão. Este é o resultado do livro “Objetiva de Paulo Bonino – 50 anos de Fotografia no Espírito Santo”, que será lançado pelo fotógrafo capixaba Paulo Bonino, de 82 anos, no próximo dia 6 de dezembro, às 19 horas, na Oficina de Ideias Ana Paula Castro, em Bento Ferreira. As fotos mostram meio século de transformações nos costumes e cidades.
Durante o lançamento do livro, será inaugurada, no mesmo local, uma mostra com cerca de cinquenta fotos do capixaba, sendo 30 delas em grandes dimensões 80cm x 1,10m e as demais em tamanhos menores. A mostra vai ficar aberta ao público gratuitamente até dia 17, das 9 às 18 horas.
Já o livro, bilíngue, com versão em inglês realizada por Terezinha Salene, foi organizado pela museóloga Maria Clara Medeiros Santos Neves e contém 240 páginas que reúnem cerca de 250 fotos produzidas entre a década de 50 até meados desta década. A trajetória de “Objetiva de Paulo Bonino” começa nos anos 50, com a foto panorâmica de Vitória datada de 1956, estendendo-se até o ano de 2009, com a foto aérea “Amanhecer na Praia do Canto”, tirada em 2009.
A obra inclui, também, as imagens preferidas de Paulo, como “De Sol a Sol”, tirada nos anos 60, na Foz do Lameirão, em Vitória. Mostra mãe e filho trabalhando na produção de brita feita a mão; enquanto a mãe quebrava as pedras, o menino as peneirava.
Paulo Bonino
Paulo Bonino é do município de Santa Teresa, foi locutor de rádio e se apaixonou por fotografia ao trabalhar na secretaria de cinema, teatro e rádio do Espírito Santo, no governo de Chiquinho Lacerda, nos anos 50.
O fotógrafo foi, também, o único capixaba a ter uma foto sua publicada na capa da Revista National Geografic brasileira, nos anos 80, e em 2000 suas fotos de beija-flores foram assunto de capa e reportagem da Revista Galileu.
Paulo Bonino foi premiado com 40 medalhas internacionais por suas fotografias. Uma delas, de bronze, no Prêmio Nikon Internacional, de 1971, pela foto “Em Movimento”, tirada durante uma de suas viagens de trem, com uma máquina teleobjetiva, em baixa velocidade, o que dá à foto um caráter de obra impressionista, aproximando duas poderosas linguagens artísticas: pintura e fotografia.
As fotos reproduzidas no livro capturam momentos originais e sem nenhum retoque de computador. O próprio fotógrafo afirma que tem um pouco de repórter em si. “Me considero mais arteiro que artista”, completa Paulo.
Serviço:
Lançamento do livro e exposição de fotos
“Objetiva de Paulo Bonino – 50 Anos de Fotografia no Espírito Santo”
Dia 6 de dezembro, das 19 às 22 horas,
Oficina de Ideias Ana Paula Castro
Rua Francisco Rubim, 210, Bento Ferreira – Vitória.
O livro custa R$ 90,00
A mostra fotográfica ficará aberta ao público até dia 17 de dezembro, das 9 às 18h, com entrada franca.
Colunista: Yollanda Gomes
Imagem: Paulo Bonino