O fim de ano da natação capixaba promete ser agitado, com seis competições programadas até o dia 11 de dezembro. Serão provas que envolvem desde alunos de escolinhas da modalidade, até um torneio de Máster. Está marcado também um torneio de maratonas aquáticas, que envolve nadadores de mar aberto.
O primeiro evento acontece já neste sábado (27), na Associação Esportiva de Tubarão (AEST), que recebe a última etapa do Campeonato Estadual FAC Máster. A competição é aberta a todos que desejam retornar às piscinas. Já, no dia 05 de dezembro, outro torneio encerra suas provas no ano de 2010: o Circuito Capixaba de Águas Abertas, que acontece juntamente com a Travessia Almirante Tamandaré.
Serão duas largadas, a primeira acontece na Praia da Marinha, em Vila Velha, com um percurso de 500 metros, com atletas das categorias Mirim e Petiz. A chegada será no local da partida. A segunda partida será na Praça do Papa, em Vitória, envolvendo nadadores da categoria Infantil até a Máster, com trajetória de 900 metros. A linha de chegada, também, será cruzada na Praia da Marinha.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, três eventos estão marcados para o Parque Aquático do Clube Álvares Cabral, o Festival FAC Mirim e Petiz, o Torneio FAC Absoluto, além do Festival FAC de Escolinhas de Natação. Os dois primeiros reunirão nadadores federados de todas as categorias da natação e serão disputados em duas etapas: na sexta (10) à noite e no sábado (11) à tarde.
Encerrando a maratona de provas, será disputada a última etapa do Festival FAC de Escolinhas de Natação, também no dia 11, porém, com provas realizadas pela manhã. Ao fim da competição será feita a entrega dos troféus aos melhores do ano.
Os interessados em participar dos eventos deverão entrar com a Federação Aquática Capixaba (FAC) pelo telefone (27) 3225 8443.
Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação
No primeiro dia de competição do Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação, que acontece em Brasília, até domingo (28), as capixabas Gabriela Rocha e Carolina Bilich fizeram uma dobradinha no pódio, na prova dos 800 metros livres. Com o tempo de 9m15s31c, Gabriela conquistou a medalha de ouro. Em segundo, ficou Carolina com o tempo de 9m18s77c.
As nadadoras são atletas do Clube Álvares Cabral e são duas das maiores apostas cabralistas para a competição, que recebe 440 atletas de 95 clubes de todo o Brasil.
Apesar de não ter vencido a prova, Carolina Bilich tem muitos motivos para comemorar. A capixaba foi convocada para representar o Brasil no Torneio Multination, que acontece em Atenas, na Grécia, em abril de 2011. Sua presença foi garantida pela marca obtida no Troféu Maria Lenk, deste ano, após completar os 800 metros em 9m11s.
Imagem: Reprodução