Saiba os cuidados que você deve adotar para levar uma vida saudável

Hoje é o Dia Mundial da Saúde e você sabe o que deve fazer para ter uma vida saudável? Veja as dicas de um cardiologista

Você sabe o que deve fazer para manter corpo e mente em dia? No Dia Mundial da Saúde, o Gazeta Online Norte conversou com o médico cardiologista Wilter Maia, que dá a receita: a prática de atividade física regular combinada a uma alimentação saudável e ao controle do estresse são a base de uma vida saudável.

Atividade física regular

Os exercícios físicos melhoram a circulação do sangue, a performance do coração, o funcionamento do intestino e o metabolismo do organismo. Segundo o cardiologista, todas as funções passam a ser realizadas com melhor desempenho. “Mas a atividade deve ser feita com regularidade e consistência para o praticante sentir os benefícios”.

Se você está disposto a deixar o sedentarismo de lado, a recomendação é passar antes por uma avaliação médica. De acordo com Wilter, principalmente as pessoas com idade acima de 35 anos devem se submeter a alguns exames para que possam fazer os exercícios físicos com segurança. Também é através da avaliação que o paciente vai saber se pode praticar determinado exercício. “Se ele tiver osteoporose ou problemas ortopédicos, que são exercícios que oferecem impacto, não vai poder praticar corrida ou caminhada. Já se o problema for respiratório, o esporte mais recomendado é a natação”.

Alimentação saudável

Uma dieta saudável passa longe de gorduras e frituras. Também é preciso evitar ao máximo os alimentos em conserva, como os enlatados, e aqueles que têm digestão lenta, porque eles acabam sendo tóxicos ao organismo. O cardiologista também alerta que os agrotóxicos também representam um perigo para a saúde. “Por isso, sempre que possível dê preferência aos alimentos orgânicos”, recomenda. É preciso controlar também o consumo de açúcar e procurar não comer mais do que o organismo precisa.

Controle do estresse

De acordo com o médico, os problemas não deixarão de existir. Por isso, é preciso aceitá-los como uma realidade e saber lidar com eles. “Para amenizar o estresse, sugiro incluir atividades que sejam prazerosas em pequenos intervalos durante o dia. Fazendo isso, a pessoa também vai poder ter mais contato com ela mesma”.

No trabalho, a recomendação é procurar sempre ter uma boa convivência com os colegas. “Mas se você não conseguir lidar sozinho com o estresse e a ansiedade generalizada, deve procurar ajuda de um especialista para aprender a trabalhar esses sentimentos”.

Imagem: Reprodução