Governo do Estado lança Esporte Pela Paz em Terra Vermelha

O Governo do Estado lançou neste sábado (28), em Terra Vermelha, Vila Velha, o Programa Estado Presente que alia ações de combate à criminalidade com políticas públicas destinadas a reduzir as desigualdades sociais. A cerimônia teve a participação de cerca de 5 mil pessoas e contou com as presenças do governador, Renato Casagrande, do vice-governador Givaldo Vieira e do prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga.

Durante o lançamento do programa foram realizadas ações de cidadania, entrega de equipamentos públicos, assinatura de convênios e apresentação de novos projetos da administração estadual que visam atender à Grande terra Vermelha. A Região foi escolhida para ser a primeira de uma série de 30 aglomerados de bairros, dos quais, 20 estão localizados na Grande Vitória e 10 espalhadas pelo interior do Espírito Santo. Juntas, estas áreas representam 50% dos crimes letais intencionais registrados pelos órgãos de segurança pública em 2010.

O governador Renato Casagrande, acompanhado do vice-governador Givaldo Vieira e do prefeito municipal Neucimar Fraga, chegou ao local do evento bem cedo, antes das 9 horas e, após cumprimentar autoridades e cidadãos, assinou convênios de cooperação com a prefeitura de Vila Velha.

“O Estado Presente é um programa de integração entre as diversas secretarias e órgãos de governo, com foco em regiões de maior vulnerabilidade, mas também de articulação com os municípios, com o governo federal e a sociedade civil, para que possamos aliar os investimentos em nossas polícias, na repressão e na investigação dos crimes, aos investimentos na área social”, destacou o governador.

Renato Casagrande afirmou que a proposta é fazer chegar, além da infraestrutura, o esporte, o lazer, a cultura, a geração de oportunidades, educação e a saúde a essas regiões. “Recentemente estivemos em Terra Vermelha para autorizar obras de pavimentação e estamos construindo moradias para a população mais carente, porque sabemos que esta ainda é uma região com muitas necessidades. Sabemos também que este é um trabalho de longo prazo, mas a partir de agora, com o novo Programa, todas as ações de Governo estarão integradas, com foco na melhoria da qualidade de vida da nossa população e na redução da criminalidade”, disse.

A cerimônia contou com as presenças de diversos prefeitos, secretários de Estado, deputados federais, estaduais, autoridades, vereadores, membros de entidades de defesa dos direitos humanos, das polícias, do judiciário, presidentes de ONGs e sociedade civil organizada, além das mais de mil pessoas que circulavam pelo local, usufruindo os serviços médicos, jurídicos e de emissão de documentos.

O conceito do programa convida a uma mudança de paradigma nas políticas públicas de segurança, conforme destaca o coordenador do Estado Presente e Secretário de Estado de Ações Estratégicas, André Garcia. “Nosso objetivo é envolver todas as secretarias de Governo no combate à criminalidade, tratando a questão de forma integrada sobre três eixos de ação – trabalho policial em repressão qualificada, políticas públicas diversas e parcerias com prefeituras e entidades da sociedade”.

Em discurso, o secretário de Segurança e Defesa Social do Estado, Henrique Herkenhoff, disse que “o programa não se esgota em um dia. É um conjunto de ações que envolve todo o Governo Estadual para atender aos segmentos mais carentes da sociedade.” Segundo ele, o Estado Presente vai enfrentar a criminalidade, mas também o quadro de desigualdades que resulta no aumento da vulnerabilidade social.

“Claro que vamos adotar ações repressivas e aqui estão as novas viaturas adquiridas com a mais moderna tecnologia, mas todo o governo está envolvido em um conjunto de ações que irão resgatar as pessoas para a cidadania, com mais Educação, Saúde, Esportes, Cultura, geração de emprego e renda. Este é um programa que irá marcar o Governo daqui para a frente!”, afirmou Herkenhoff.

O prefeito de Vila Velha, município do primeiro aglomerado contemplado com o programa, considerou a parceria com o Governo do Estado importante para a promoção da cidadania na Região da Grande Terra Vermelha. “Com a presença dos governos Federal, Estadual e Municipal tenho certeza que será feita a diferença no desenvolvimento de Terra Vermelha e bairros vizinhos. Para se ter idéia, são mais de R$ 200 milhões em investimentos para importantes obras de infraestrutura, saúde, educação, além de drenagem e pavimentação em toda região”, destacou o prefeito Neucimar Fraga.

Ainda durante o evento, o governador Renato Casagrande entregou 22 viaturas à Polícia Militar e 14 viaturas à Polícia Civil, além de dois veículos para a patrulha escolar da Secretaria da Educação. Houve ainda o lançamento de novos serviços como o Procon Móvel, o Profic Mulher e o Esporte pela Paz.

Fotos: Romero Mendonça